Itaboraí é destaque no cenário internacional do Taekwondo. Alunos do projeto social do treinador olímpico Diego Ribeiro foram destaques com a conquista de seis medalhas no Pan Am Series I, competição internacional de Taekwondo disputada, no último sábado (25/02), em Heredia, na Costa Rica. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).
Durante a competição, os atletas do projeto social de Itaboraí se destacaram e alcançaram bons resultados. Os atletas Paulo Melo (58kg), Milena Titoneli (67kg), Gabriele Siqueira (+73kg) e Henrique Marques (80kg) conquistaram a medalha de ouro nas suas categorias. Já Nivea Barros (49kg) faturou a medalha de prata e Allif Souza foi medalhista de bronze na categoria até 87kg.
Além das medalha de ouro na sua categoria, a atleta Milena Titoneli venceu a disputa como a melhor atleta da competição. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Santos (Fabão), afirmou que os atletas do município vêm se destacando no cenário nacional e destacou a importância do esporte.
“O Taekwondo em Itaboraí é uma referência em todo o país. Essas conquistas são frutos do trabalho realizado no projeto e temos a certeza que ainda serão descobertos muitos talentos na nossa cidade. O nosso objetivo neste ano é abrir outros núcleos dessa modalidade para dar mais oportunidades para os nossos jovens”, afirmou o secretário.
Com bases em Porto das Caixas e na Reta Velha, o projeto social do treinador olímpico Diego Ribeiro conta com a participação de 200 atletas, entre crianças e adolescentes de Itaboraí e de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Norte. Referência em todo o país, a iniciativa tem recebido visitas de atletas internacionais nos últimos meses como forma de preparação para as competições nos próximos meses.
“Acreditamos que o esporte transforma vidas e o nosso projeto busca melhorar a disciplina e educação de nossos alunos. E ver os nossos atletas se destacando e conquistando torneios internacionais mostra que estamos no caminho certo. Não podemos esquecer de ressaltar o apoio da Prefeitura de Itaboraí, que é importante para a realização do nosso projeto”, disse o professor Diego Ribeiro, que é o treinador da seleção olímpica do esporte desde 2017.
O torneio contou com a participação de 175 atletas de diversos países divididos em dezesseis categorias.