A Prefeitura de Tanguá inaugurou no último dia 21, a Base Integrada de Segurança Pública da Posse dos Coutinhos. Na prática, segundo a Prefeitura, o lugar funcionará da mesma maneira da que já existe no Centro da cidade, como ponto de apoio e compartilhamento de informações entre a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal para patrulhamento, mas esta, voltada apenas ao bairro da Posse.
Comandante da Guarda Civil Municipal e Secretário Municipal interino de Segurança de Tanguá, Wesley Lopes, disse que a base do Centro da cidade é um sucesso.
“A Base Integrada de Segurança Pública foi implantada primeiramente no Centro do nosso município e tem sido um sucesso, e hoje, emulamos esse modelo aqui no interior da nossa cidade”.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, desde que foi desativado o Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) da localidade de Riachão, há cerca de nove anos, não havia, na área rural, uma base para o policiamento ostensivo na região.
Presente na cerimônia de inauguração, o ex-secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil do município, major Leonardo Nogueira, que participou do projeto de instalação da base, disse que a chegada do serviço na Posse dos Coutinhos fecha o cinturão de segurança que permite uma ação mais rápida dos entes públicos de segurança na região.
“Vale destacar a importância da integração da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar, através do 35º Batalhão e de agentes do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança); e também com a Secretaria de Estado de Polícia Civil, já que em breve será celebrado um convênio entre a Prefeitura e a 70ª Delegacia Polícia, de modo que as três forças possam agir de forma totalmente interligada”, analisou.
Em seu discurso, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, também falou sobre o convênio citado pelo major. Ele explicou que será feito com a Guarda Civil Municipal e com a Polícia Civil, um acordo para que os agentes adquiram ao Regime Adicional de Serviço (RAS) – uma espécie de hora extra.
O prefeito também falou sobre os investimentos que tem destinado à pasta de Segurança da cidade, que foi instituída em seu governo.
“Iniciamos com R$ 1,8 milhão do orçamento geral do município e de 2022 para 2023, já são mais de R$ 3 milhões direcionados com esforços do município para ampliar a sensação de segurança e colocar à serviço da população tanguaense um ambiente cada vez mais seguro, sempre em alinhamento com as estratégias de segurança da Polícia Civil e Polícia Militar”.
Lívia Louzada
Foto: Tiers Rangel