A Prefeitura de Rio Bonito postou, na noite desta sexta-feira (28), em suas redes sociais, um vídeo em que o prefeito Leandro Peixe, acompanhado dos secretários de Planejamento, Fabiano Mello; Fazenda, Marco Aurélio Alves; Educação, Adalmir Cardoso e Cultura e Turismo, Janderson Muniz, comunica que não haverá festa de aniversário dos 177 anos de emancipação político-administrativa de Rio Bonito. Apesar de não haver festa, foi anunciado que o desfile cívico será mantido no domingo (7).
Segundo o comunicado, o motivo seria falta de recursos financeiros agravado pela queda na arrecadação do município.
O prefeito disse que não gostaria de dar essa notícia, mas vê responsabilidade no ato.
“Não é a notícia que queríamos trazer, mas é importante deixar bem claro que desde o início, viemos com esse governo com responsabilidade nos atos de colocarmos sempre transparente aquilo que fazemos”, disse Leandro Peixe.
Segundo o secretário de Fazenda, houve uma queda de arrecadação em todo o Brasil desde outubro de 2022, mas desde janeiro de 2023, a queda foi ainda maior.
“A gente acha prudente, já que a gente está acompanhando essa evolução da arrecadação junto com o orçamento, que nesse momento a gente dê uma retraída nas ações, principalmente no caso da questão da festa, para que a gente possa ter uma segurança em honrar os compromissos”, disse Marco Aurélio.
O prefeito ainda disse que por conta da falta de recursos, estavam tentando realizar a festa através de incentivo do Estado, mas não houve tempo hábil.
“Decidimos não realizar a festa. Já estávamos tentando (realizar a festa) com incentivo do Estado, já tava no radar (do estado), só que infelizmente o Estado não conseguiu porque demora mesmo essa conclusão, e com recursos próprios, hoje, a gente não consegue realizar esse evento que a gente sabe que o comércio estava esperando, que a população estava esperando”, explica.