O histórico e quase centenário Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), completou um mês de reabertura nesta quarta-feira (17/05), tendo recebido 1.800 pessoas que participaram de sua visita guiada. O público é formado, em sua maioria, pela população fluminense, com 60% do total, mas também contou com turistas de outras localidades do Brasil e do mundo.
Nesse período, cerca de 26% dos visitantes vieram de outros estados, já os estrangeiros representaram 14% dos turistas que conheceram as dependências do palácio. Os dados também apontam que as mulheres foram maioria neste primeiro mês de atividades, chegando a 56% no total de visitantes.
A visita guiada no Palácio Tiradentes é realizada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Os visitantes recebem uma aula de história do Brasil enquanto exploram a quase secular arquitetura do prédio, inaugurado em 1926.
O tour pelo prédio histórico tem duração de cerca de 40 minutos e os guias são estagiários dos cursos de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais. Grupos devem agendar a experiência por meio do endereço cultura@alerj.rj.gov.br.