Humaníadas 2023 conhece campeã e movimenta economia de Rio Bonito

às
09062023-IMG_7607

Depois de quatro dias de competições, a equipe de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a grande campeã do Humaníadas 2023, Jogos Universitários da Liga Humaníadas, – os jogos universitários dos cursos de humanas do Estado do Rio de Janeiro – que aconteceu em Rio Bonito, entre os dias 8 e 11 de junho. Durante o evento, a cidade recebeu mais mil pessoas, o que movimentou as ruas do município e a economia também. Essa foi a segunda vez que Rio Bonito recebeu os jogos, a primeira foi em 2019.

Futsal, fut7, basquete, vôlei, handebol e cabo de guerra foram as modalidades disputadas, tudo isso com uma grande torcida animada pelas cheerleading, as líderes de torcida. As partidas aconteceram em vários locais da cidade, como Rio Bonito A.C., E.C. Fluminense, C.P. Bonitão, além do Colégio Rio Bonito.

Os jogos foram disputados pelos alunos dos cursos de História, Turismo, Hotelaria, Segurança Pública, Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de Relações Internacionais, Psicologia, Turismo, Ciências Sociais e Gestão Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Biblioteconomia e Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e dos cursos de Relações Internacionais e Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

O proprietário da Deep Entretenimento, Felipe Iespa disse que a escolha da cidade para sediar os jogos foi pensando na logística que oferece, e avaliou o evento como um sucesso.

“Escolhemos a cidade em conjunto com a Liga do Humaníadas. A cidade fica próxima ao Rio e a Niterói, os complexos esportivos são próximos, tem infraestrutura apropriada, quadra, alojamento e alimentação. Achamos que o evento foi um sucesso. Conseguimos entregar jogos de qualidade, sempre respeitando as quadras e a cidade”. Felipe ainda revelou que como o retorno dos participantes foi bom, não está descartada a possibilidade de Rio Bonito voltar a sediar os jogos.

Economia

Para o secretário de Esporte e Lazer, Bernardo Oliveira, o balanço do evento também foi positivo para a cidade no fomento ao esporte, mas também a economia e ao turismo.

“Por ser um feriadão, as pessoas comumente procuram um lugar para descansar e passear e acabam saindo da cidade, e o comércio acaba esvaziando naturalmente. O evento nesse feriado veio para preencher essa lacuna e movimentou muito restaurantes, bares, mercados, farmácias e hotéis.

Segundo Bernardo, alguns moradores da cidade reclamaram da movimentação, mas garante que nos próximos eventos, a Secretaria trabalhará para que os pontos negativos sejam menores. “A movimentação foge um pouco da rotina da cidade, fica uma movimentação um pouco mais intensa, e em um feriado isso acaba gerando alguns pensamentos controversos em questão de barulho, mas já estamos trabalhando para no próximo (evento) melhorar”.

O reflexo positivo na rede hoteleira da cidade foi percebido pela gerente do Hotel Bristol Rio Bonito, Nadja Nina Ribeiro. De acordo com ela, 177 pessoas que vieram à cidade para os jogos ficaram hospedadas na unidade, o que gerou uma ocupação de 90 quartos dos 115 que o Bristol possui.

“Como gerente do hotel, posso afirmar que o Bristol está preparado para receber um fluxo desse quantitativo de hóspedes sem termos nenhum problema, durante dias. Em relação ao mesmo período do ano passado, no feriado, não tivemos esse movimento todo. Que a cidade tenha esses eventos todos os finais de semana, serão muito bem-vindos para a cidade e economicamente falando também”, analisa Nadja.

O empresário Rafael Barreto, proprietário da lanchonete Toca Burger, foi um dos comerciantes da cidade que aprovou a realização do evento. Ele disse que teve um aumento de 30% no movimento do seu estabelecimento.

“Para o meu comércio, foi muito bom, foi uma média de 30% (de aumento de pedidos nos dias do evento). Foi mais fácil de medir até no delivery porque a gente fez muita entrega nos hotéis e em outros lugares que o pessoal estava hospedado. Na sexta, sábado e domingo, fizemos muita entregas”.

Rafael, que se considera um amante do esporte e conta que já praticou na infância, também fez uma análise sobre o potencial da cidade para receber eventos.

“Para a gente que é comerciante, ter Rio Bonito como sede de eventos como esse, é uma alegria muito grande, tanto eventos na área de esporte, cultura e ambiental também, que são três áreas que a nossa cidade poderia ser referência. Para o esporte, na região, Rio Bonito é uma cidade que tem uma grande quantidade de quadras de esporte, campos de futebol de qualidade, tanto sintético quanto grama natural, quadra de tênis, basquete e vôlei. Não é toda cidade que tem essa estrutura bacana como a nossa, então a gente pode valorizar isso que a gente tem, pois temos condições de estar recebendo mais vezes esses eventos”, concluiu.

 

 

 

Texto: Lívia Louzada

Fotos: Humaníadas

 

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias