Festival de Artes de Rio Bonito reúne cerca de 150 artistas em dois dias de evento

às
Foto Wander Roberto (855 × 513 px)

Cerca de 500 espectadores compareceram no último final de semana, dias 4 e 5, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para assistir os artistas que se apresentaram no 1º Festival de Artes de Rio Bonito (FARB). Aproximadamente 150 artistas se apresentaram nos dois dias de evento divididos em quatro sessões. Segundo os idealizadores e produtores do evento, os coreógrafos Carol Mont Serrat e Pedro Rodrigo, objetivo do evento foi alcançado.

Segundo os responsáveis, a intenção era promover a diversidade artística de Rio Bonito e valorizar os artistas locais.

“Rio Bonito, em relação a cultura e a arte, sempre foi muito forte e os artistas muito unidos, mas a gente não tinha um evento específico de artes, em geral, que englobasse arte, dança, música e teatro. Com o festival, tivemos esse objetivo alcançado com o engajamento dos artistas e a presença do público. Pudemos promover, propagar e oferecer oportunidade da população conhecê-los”, avaliou Pedro Ricardo.

A coreógrafa aponta que foi um desafio organizar o evento, mas o resultado final foi alcançado com êxito. “Alcançamos a meta com muito êxito. O balanço é muito positivo, foi um grande desafio reunir tantos artistas e proporcionar a experiência que eles desejavam passar para o público”.

Para quem gostou do FARB ou não teve oportunidade de aproveitar o festival como queria, a dupla promete que em 2024 o projeto não só será realizado, como também ampliado. “A ideia sempre foi que se criasse um calendário onde o FARB acontecesse anualmente. Esse foi só o primeiro, já estamos pensando no FARB 2024”, disse Carol.

E o coreógrafo ainda deu detalhes sobre a versão do próximo ano. De acordo com ele, a intenção é que o festival aconteça durante todo o dia até a noite, com competição de dança, aulas para terceira idade e para crianças, oficinas de teatro, feira literária e de artes manuais. Pedro revela que a intenção é que mais artes, aquelas que não são apresentadas em palco, sejam contempladas na próxima edição.

Os organizadores agradeceram a colaboração do público, dos artistas e também da Secretaria de Cultura e Turismo pelo apoio.

“Tivemos muitas surpresas boas, o interesse do público, a CDL cheia, o apoio da Prefeitura, dos meios de comunicação e dos artistas extremamente colaborativos, desde artistas iniciantes até os consagrados, todos em harmonia, se ajudando e fazendo do FARB um verdadeiro sucesso”, disse Carol.

Repercussão

A atendente de loja, Lívia Souza, foi uma das cerca de 500 pessoas que foi até o teatro para prestigiar os artistas. Ela não só aprovou o evento, mas também gostaria que mais edições acontecessem.

“Eu achei o festival bem legal, tanto para trazer visibilidade para esses artistas locais, quanto para nós, da plateia. Assisti algumas apresentações de dança com crianças e adolescentes. Gostei muito de saber que a cidade tem grupos de dança com crianças que se apresentam tão bem. Seria interessante ter mais edições do festival”.

A cantora sertaneja Paula Brito foi uma das artistas que se apresentou no FARB e representou as cantoras do seu estilo com clássicos do gênero. Para ela, iniciativas como essa devem ser repetidas.

“Esse é um evento importantíssimo para nossa cidade porque oferece oportunidade de novos artistas conhecerem o palco, que é um marco na vida de qualquer pessoa amante da arte. A nossa classe artística riobonitense sempre esteve restrita a um grupo de pessoas e acho que esse evento vem para dar luz àqueles que estavam invisibilizados. Foi lindo demais poder conhecer essas pessoas, ver o brilho que esse evento proporcionou ao olhar de cada uma. Espero que nós tenhamos muitos eventos como esse e que a nossa arte continue sendo cada vez mais valorizada e apoiada”, disse a artista.

 

 

Lívia Louzada

Fotos: Igor Gaspar

Veja também

Opção ajuda usuários a economizarem tempo ao ler o que foi dito pela outra pessoa, em vez de ouvir toda a gravação.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias