O governador Cláudio Castro deu início ao I Fórum Permanente dos Conselhos Comunitários de Segurança, nesta segunda-feira (28/08), no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, Centro do Rio. Castro participou da mesa de abertura e entregou 70 notebooks – um para cada presidente dos CCSc, representados pelo conselheiro de São Pedro da Aldeia, Francisco Galdino da Silva, de 89 anos. Os CCSs são um meio de comunicação direta entre a sociedade civil e os órgãos de segurança pública do Estado.
No evento também foi lançado o novo aplicativo 190RJ, que passou a ter mais funcionalidades para facilitar a vida do cidadão e agilizar o atendimento do Serviço de Emergência da Polícia Militar.
– Vivemos um novo tempo no Rio de Janeiro em relação à segurança pública, em que temos orgulho do trabalho realizado pelas polícias do nosso Estado. E os Conselhos Comunitários de Segurança são fundamentais nesse processo, priorizando o diálogo, que é peça chave no nosso governo. Sabemos que ainda temos grandes desafios pela frente e a segurança pública não se faz somente com as polícias, que é apenas um elo de ligação do sistema. Nenhum de nós faz nada sozinho – destacou Cláudio Castro.
A diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz, que coordena os CCSc, também falou da importância do Fórum e dos conselhos para o engajamento da segurança pública.
– Como o governador Cláudio Castro já destacou, somos o governo do diálogo e é justamente esse o compromisso que os conselheiros exercitam em todas as reuniões, que ocorrem periodicamente. Hoje, temos o maior número de conselhos existentes na história do nosso Estado – disse Marcela Ortiz.
Novas funções do aplicativo 190RJ
Criado para tornar mais ágil o atendimento do Serviço de Emergência da Polícia Militar, o aplicativo 190RJ ganhou novas funcionalidades. Uma delas é que o registro de pessoas e pets desaparecidos irão chegar em tempo real aos usuários do aplicativo, permitindo ações colaborativas e expandindo o alcance das ações.
Novos tipos de chamados para o 190 foram acrescentados, como roubo a residências e estabelecimentos comerciais, acidentes de trânsito, crimes de ódio e intolerância religiosa.
Também poderá ser feito um pré-cadastro de veículos para acionamento mais rápido do 190 e enviadas notificações de crimes em locais a serem evitados pelos cidadãos.