Segundo a Secretaria de Saúde de Tanguá, desde que foi implantado no município pelo prefeito Rodrigo Medeiros, em março deste ano, o modelo de telemedicina de laudos ortopédicos da Prefeitura, já atendeu a cerca de mil pacientes. Os médicos ficam disponíveis 24h de forma on-line para analisar os exames de raio x feitos no Hospital Municipal Dermeval Garcia de Freitas.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Rodrigo Lopes, o modelo tem dado tão certo, que outras cidades já estão buscando informações com a administração municipal para copiarem o serviço. Ele explica como funciona o sistema.
“O serviço de ortopedia municipal dá suporte a nossa emergência em caráter virtual. O raio x que é tirado no hospital do paciente que procura atendimento da emergência, é enviado através de um programa e o parecer do ortopedista é feito na hora. São dois ortopedistas que dão plantão 24h, Dr. Cláudio (Maciel) e Dr. Vinícius (Oliveira). O paciente que necessita de cirurgia é encaminhado ao Hospital Regional Darcy Vargas”, explica Rodrigo.
O ortopedista Cláudio Maciel, que também trabalha no ambulatório, diz que a medida tem feito diferença para a população.
“O serviço que foi montado está sendo muito útil para a população e está resolvendo (o problema de) uma grande parte daqueles pacientes que necessitam do atendimento, do acompanhamento de problemas ortopédicos, tanto emergenciais, quanto ambulatorial”, conta.
O secretário diz que o modelo de telemedicina implantado na cidade tem o aval do prefeito Rodrigo Medeiros e agradece o apoio na administração.
“Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Medeiros porque tem feito diferença na vida da população de Tanguá e me permite ser um porta voz da política pública de saúde entre a população. Sem ele, sem a tutela e a liberdade que ele nos dá, não conseguiríamos fazer um trabalho tão bom. O prefeito participa diariamente, dinamicamente das decisões da saúde, ele dá ideia, e é um incentivador da telemedicina, gosta de soluções tecnológicas. Essa questão da telemedicina é uma verdadeira solução para demanda crescente em todas as áreas da saúde”.
Por Lívia Louzada
[…] Além disso, veja também como está sendo a utilização de um modelo de telemedicina em Tanguá. […]