Niterói comemora 450 anos e inaugura o Restaurante Popular

às
Screenshot_5
Niterói comemora 450 anos e inaugura o Restaurante Popular - Foto: Secom Niterói

A cidade de Niterói comemorou 450 anos e inaugurou o Restaurante Popular. As celebrações pelo aniversário de Niterói foram em grande estilo neste mês de novembro. Shows com artistas como Alceu Valença, Vanessa da Mata e Alcione, atividades culturais e até a inauguração do Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no bairro Fonseca, na data em que a cidade comemora o novo ano, dia 22.

Assim, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a história de Niterói, que hoje possui mais de 481 mil habitantes, segundo o último Censo de 2022, começa com a aldeia fundada por Arariboia em 1573, que recebeu o nome de São Lourenço dos Índios.

Veja também a programação de Natal do Mercado Municipal de Niterói.

No dia 22, as celebrações dos 450 anos começaram com a simbólica missa na histórica Igreja de São Lourenço dos Índios, no bairro São Lourenço. A cidade foi fundada pelo índio Arariboia, figura esculpida em uma estátua em frente ao terminal das Barcas da cidade, no Centro. A igreja tem um significado especial para os niteroienses, pois remete ao assentamento indígena do final do século XVI, quando as terras foram doadas a Arariboia, chefe indígena temiminó, em reconhecimento à sua ajuda na expulsão dos franceses em 1568.

Niterói comemora 450 anos
Niterói comemora 450 anos e inaugura o Restaurante Popular – Foto: Secom Niterói

Inauguração do Restaurante Popular

Para marcar os 450 anos, teve a apresentação da Orquestra do Aprendiz Musical e o lançamento do Selo Comemorativo dos Correios. Contudo, o ponto alto ficou para a inauguração do Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no Fonseca. O novo espaço inclui também uma área onde funcionará uma Escola de Formação em Gastronomia. Esta será a primeira de caráter público em todo o Estado do Rio de Janeiro. A cidade já possui um restaurante popular, esse no Centro, que foi municipalizado.

O prefeito Axel Grael comemorou a data e disse que Niterói continuará avançando.

“Essa é uma data especial. Aqui foram dados os primeiros passos, há 450 anos, e a gente pensa, ao longo de tantas gerações, quantas pessoas se dedicaram a construir Niterói. Uma cidade não fica pronta nunca. A nossa geração tem a responsabilidade de fazer com que essa cidade continue avançando, buscando a justiça social, acolher aquelas pessoas que mais precisam e que seja uma cidade resiliente. Vamos continuar construindo a cidade que a gente sempre sonhou. Viva Niterói, que venham os próximos 450 anos”, disse o prefeito.

Niterói comemora 450 anos

Porém, nem só de missa e inaugurações vive Niterói. A programação cultural da cidade foi para todos os gostos. No último sábado, 25, a cantora Teresa Cristina subiu ao palco e cantou seus sucessos, colocando a galera para sambar. Já no último domingo 26, a cantora Alcione se apresentou na Praia de Icaraí e cantou vários de seus sucessos, como “Não Deixe o Samba Morrer”, “Você me Vira a Cabeça”, “A Loba” e “Meu Ébano”. O dia também contou com várias atividades gratuitas para a população, como aulões de yoga e ginástica, além da DJ Tamy abrindo a noite de música e animando o público que estava na praia.

Quem é apreciador de uma boa cerveja comemorou o aniversário da cidade com o evento Niterói Cervejeiro. A festa aconteceu entre os dias 24 e 26 com a presença de mais de 100 rótulos de cervejas artesanais e diversos estandes dos restaurantes mais prestigiados do município. A iniciativa aconteceu na Reserva Cultural, em São Domingos, onde o público pode assistir a shows ao vivo.

Entretanto, o show da cantora Marisa Monte, que seria no sábado (18) e, das bandas Barão Vermelho e Detonautas que seria no domingo (19), ambos na Praia de Icaraí, não puderam acontecer devido aos fortes ventos que assolaram a cidade na noite do dia 18.  

Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

A restrição vale exclusivamente para vistos destinados à residência permanente nos Estados Unidos
às
Os cadastros serão feitos de forma presencial, na secretaria de Educação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias