Aposentados do IPREVIRB com salários atrasados. Desde os últimos meses de 2023 funcionários da Prefeitura de Rio Bonito tem relatado que vem recebendo seus salários com atraso, inclusive os aposentados do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb). Em entrevistas feitas com o prefeito Leandro Peixe no decorrer do ano, ele disse que a cidade passava por problemas financeiros por conta dos atrasos nos repasses dos governos estadual e federal. Mas na última semana, a situação levou alguns aposentados à frente do Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro. Eles manifestaram sua indignação com a situação e procuraram explicação do Executivo.
Além disso, leia também outras notícias sobre Rio Bonito.
Segundo os aposentados, eles não receberam o salário de dezembro de 2023 – comumente pago no mês vigente pela maior parte dos municípios – e a segunda metade do 13º salário só foi paga nesta quinta-feira (11). Mas o problema não se resume somente aos aposentados, funcionários da ativa também não foram remunerados por terem trabalhado em dezembro, salvo os servidores da Educação, segundo a Prefeitura.
A aposentada Ana Nogueira, contou a reportagem da Folha que tem passado um verdadeiro “perrengue” para honrar seus compromissos. Ela lembra que em dezembro de 2020, ainda no governo do ex-prefeito José Luiz Mandiocão, o salário estava atrasado, por isso os aposentados fizeram uma manifestação. Na ocasião, ela conta que o já eleito Leandro Peixe, havia prometido que pagaria os aposentados dentro do mês vigente.
“Ele falou para os aposentados que pagaria a gente dentro do mês vigente. E até outubro de 2022 ele pagou. De lá para cá, não tem data de pagamento. Nós que deveríamos receber primeiro, somos os últimos a receber. Estou passando um perrengue nadado, pois sou mulher solo, pago aluguel, compro gás e pago luz”, relata a aposentada da Câmara Municipal de Rio Bonito.
A mesma situação tem passado a mãe do barbeiro Anderson Barreto, Ivone Barreto. Segundo ele, ela tem ficado muito chateada por não poder pagar suas contas em dia e ser obrigada a arcar com os juros dos atrasos.
“Pessoas de idade usam mais remédios, então as vezes precisa parcelar no cartão (a compra dos medicamentos), o que tem gerado uma dificuldade muito grande porque o juro quem paga é ela. O salário é o mesmo, então quem vai repor isso? Não vem reajustado na folha salarial! Pagar suas contas em dia, para uma pessoa de idade é muito importante. Se ela não conseguir honrar seus compromissos, é a pior coisa que tem. A reclamação dela é sempre essa. Ela ficou muito insatisfeita nessa virada de ano pois não pode comprar muitas coisas porque recebeu só 50% do 13º, e isso já foi lá no final do ano”, relata Anderson.
A Folha entrou em contato com a Chefia de Gabinete da Prefeitura. O setor informou que a Prefeitura tem lidado com a “diminuição e atraso nos repasses, principalmente por conta do governo federal. Temos a expectativa que todo mundo seja pago até o final da semana que vem, podendo antecipar se os recursos entrarem antes”. Ainda de acordo com o setor, apesar de ter uma data correta para que os recursos cheguem ao município, os repasses não estão sendo feitos nessas datas.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada