Estado de São Paulo registrou mais 2.300 focos de incêndio

Por conta dos incêndios de São Paulo, Brasília amanheceu encoberta de fumaça nesta segunda-feira (26)
às
foto destaque site
Canavial atingido por fogo na região de Ribeirão Preto (SP) - Foto: Lindomar Cailton/EPTV

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o estado não tem mais nenhum foco ativo de incêndio nesta segunda-feira (26). Segundo ele, três pessoas foram presas em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira por provocar incêndios criminosos. Por conta de uma combinação de fatores, como por exemplo, estiagem e calor extremo, o estado de São Paulo registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), 2.316 focos de fogo. A situação causou a morte de duas pessoas e mais de 800 tiveram que deixar suas casas desde sexta-feira (23), segundo dados do governo estadual.

São Paulo. O estado de São Paulo registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), 2.316 focos de incêndio e a morte de duas pessoas.
Fogo e fumaça na região de Ribeirão Preto – Foto: Arquivo pessoal

No domingo (25), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os incêndios registrados no interior de São Paulo são atípicos e precisam ser investigados. Segundo Marina, a Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas em São Paulo.

Na avaliação de Tarcísio, três grandes fatores foram responsáveis pelo alastramento do fogo nos últimos dias: estiagem, altas temperaturas e ventos fortes: “Primeiro, de fato, é estiagem severa que se alastrou aí por muito tempo… o estado de São Paulo vem sofrendo. A gente já tinha vários municípios em situação de emergência.”

“Nós tivemos uma combinação explosiva de fatores. Alta temperatura, ventos muito fortes e baixíssima humidade relativa do ar nesses últimos dias. Então qualquer coisa poderia causar uma ignição”, completou.

Ainda de acordo com o governador, as Forças Armadas continuam mobilizadas com o Corpo de Bombeiros para fazerem trabalhos preventivos nos 48 municípios que permanecem em alerta.

Tarcísio estima que o prejuízo provocado ao estado por conta das queimadas supere o valor de R$ 1 bilhão.

Fumaça em Brasília

Foto: TV Globo/Reprodução

Pelo segundo dia seguido, Brasília amanheceu coberta por fumaça nesta segunda-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação é proveniente dos incêndios no interior de São Paulo.

De acordo com a corporação, a fumaça chegou até Brasília devido “a mudança de cerca de 180º na direção do vento, ainda agravada por um sistema de alta pressão que não permite a dissipação da fumaça”.

Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu do Distrito Federal é ainda uma junção “das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade”.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Fonte: Portal g1

Veja também

às
Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Estado de São Paulo registrou mais 2.300 focos de incêndio e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias