Estado de São Paulo registrou mais 2.300 focos de incêndio

Por conta dos incêndios de São Paulo, Brasília amanheceu encoberta de fumaça nesta segunda-feira (26)
às
foto destaque site
Canavial atingido por fogo na região de Ribeirão Preto (SP) - Foto: Lindomar Cailton/EPTV

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o estado não tem mais nenhum foco ativo de incêndio nesta segunda-feira (26). Segundo ele, três pessoas foram presas em São José do Rio Preto, Batatais e Porto Ferreira por provocar incêndios criminosos. Por conta de uma combinação de fatores, como por exemplo, estiagem e calor extremo, o estado de São Paulo registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), 2.316 focos de fogo. A situação causou a morte de duas pessoas e mais de 800 tiveram que deixar suas casas desde sexta-feira (23), segundo dados do governo estadual.

São Paulo. O estado de São Paulo registrou entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23), 2.316 focos de incêndio e a morte de duas pessoas.
Fogo e fumaça na região de Ribeirão Preto – Foto: Arquivo pessoal

No domingo (25), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os incêndios registrados no interior de São Paulo são atípicos e precisam ser investigados. Segundo Marina, a Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas em São Paulo.

Na avaliação de Tarcísio, três grandes fatores foram responsáveis pelo alastramento do fogo nos últimos dias: estiagem, altas temperaturas e ventos fortes: “Primeiro, de fato, é estiagem severa que se alastrou aí por muito tempo… o estado de São Paulo vem sofrendo. A gente já tinha vários municípios em situação de emergência.”

“Nós tivemos uma combinação explosiva de fatores. Alta temperatura, ventos muito fortes e baixíssima humidade relativa do ar nesses últimos dias. Então qualquer coisa poderia causar uma ignição”, completou.

Ainda de acordo com o governador, as Forças Armadas continuam mobilizadas com o Corpo de Bombeiros para fazerem trabalhos preventivos nos 48 municípios que permanecem em alerta.

Tarcísio estima que o prejuízo provocado ao estado por conta das queimadas supere o valor de R$ 1 bilhão.

Fumaça em Brasília

Foto: TV Globo/Reprodução

Pelo segundo dia seguido, Brasília amanheceu coberta por fumaça nesta segunda-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação é proveniente dos incêndios no interior de São Paulo.

De acordo com a corporação, a fumaça chegou até Brasília devido “a mudança de cerca de 180º na direção do vento, ainda agravada por um sistema de alta pressão que não permite a dissipação da fumaça”.

Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu do Distrito Federal é ainda uma junção “das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade”.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Fonte: Portal g1

Veja também

Nesta semana, o presidente Lula deve decidir sobre o retorno ou não do horário de verão. A discussão voltou à pauta do governo
às
Começa nesta sexta-feira (11/10), às 17h, a Mostra Solidária, que busca divulgar e comercializar os produtos e criações dos feirantes
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Estado de São Paulo registrou mais 2.300 focos de incêndio e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias