A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, comemora a Semana da Proteção Animal, comemorada sempre nos primeiros dias do mês de outubro, que foi sancionada pela lei municipal nº 3.059, com palestras educativas para alunos da rede de ensino, além de disponibilizar diversas ações e políticas públicas para proporcionar o bem-estar e a proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes.
“A semana de Proteção Animal é uma data muito importante, pois além de ser um marco significativo, tem como objetivo possibilitar uma maior participação da comunidade à causa animal e chamar mais atenção para esse tema, tão necessário. Aproveitamos esse período também para buscar um maior diálogo com a população a respeito da importância que é o direito do animal” , disse o secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte de Marins Araújo.
A Semana da Proteção Animal tem como objetivo promover a discussão de temas importantes para a causa animal com a população, como campanhas educativas, direitos e necessidades dos animais, as responsabilidades dos proprietários e a importância da vacinação e sobre castrações.
A primeira ação aconteceu nesta quarta-feira (02/10), os alunos da E.M. Amaury Gomes do Nascimento (Centro) aprenderam, de forma lúdica, como cuidar de animais domésticos.
Campanha de adoção on-line
A campanha de doação também é disponibilizada on-line pelas redes sociais da secretaria. Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 97556-7695, das 8h às 17h.
Sobre a Secretaria
A Prefeitura de Maricá informa que o município dispõe de um órgão responsável pelo bem-estar do animal desde 2017, desenvolvendo diversas ações e políticas públicas que visam à proteção de animais. Vale ressaltar que abandonar animais é crime previsto no código penal, e a Secretaria de Proteção Animal (Cepa) vem promovendo ações de conscientização e campanhas de adoção que acontecem mensalmente, em parceria com protetores, moradores e comerciantes. Com a iniciativa, 1305 animais foram retirados das ruas e adotados desde 2017.
Entre suas ações prioritárias, a Secretaria de Proteção Animal desenvolve ainda o programa de controle reprodutivo, por meio de castrações que visam evitar o nascimento desordenado e o abandono de animais nas ruas. Desde 2019, já foram realizadas 13mil castrações em toda a cidade. Além do Mumbucão, que é um programa de integração social para que a gente consiga atender aos animais e também dar assistência ao protetor.
Veja também: Qual a diferença entre o voto nulo ou em branco nas eleições? e nos acompanhe nas redes sociais.