Mais uma vez a situação política de Silva Jardim está indefinida. A prefeita da cidade, Maira Figueiredo (MDB) ficou em primeiro lugar com 7.297 votos (47,57%) na eleição do último domingo (6), mas como sua candidatura ainda precisa ser decidida pela Justiça Eleitoral, ainda não há definição de que ela assumirá em 2025. Se a Justiça confirmar a vitória de Maira, ela será a primeira prefeita reeleita na história de Silva Jardim.
Apesar da quantidade de votos, a situação eleitoral dela aparece no sistema de resultado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a seguinte descrição: “Não há requisitos suficientes para atribuição de eleitos pois foram observadas as seguintes situações: candidato (a) com maior votação nominal anulada ou anulada sub judice”.
Em segundo lugar ficou o presidente da Câmara de Vereadores de Silva Jardim, Juninho Peruca (Solidariedade), com 6.978 votos (45,49%), e em terceiro André Lacerda (PL), com 1.063 votos (6,93%).
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o processo “consiste em averiguar se a recorrida está inelegível para disputar a reeleição em 2024, considerando que o seu cônjuge exerceu a chefia do Executivo de 28/10/2019 a 31/12/2020, e ela assumiu como prefeita, após eleição complementar, em 01/10/2021, durante o quadriênio seguinte. A questão envolve a possível configuração de um terceiro mandato consecutivo pelo mesmo núcleo familiar, o que seria vedado”.
Comemoração
Mesmo sem uma decisão da Justiça, a prefeita comemorou o primeiro lugar junto com a população, que lotou às ruas da cidade. Ela agradeceu os votos que recebeu e demonstrou confiança de que irá continuar seu projeto de governo pelos próximos quatro anos.
“Quero muito agradecer a Deus por ter nos dado a vitória hoje e de ser a primeira prefeita reeleita na história de Silva Jardim. A gente venceu, a gente está aqui porque as pessoas acreditam na gente, acreditam no nosso projeto, acreditaram que a família Figueiredo vai continuar escrevendo uma linda história na cidade de Silva Jardim. Vamos governar por mais quatro anos a nossa cidade com o mesmo respeito, carinho e comprometimento que tivemos durante esses três anos. A mãe está on (online) e ela vai continuar on por mais quatro anos”, disse Maira.
Perfil
Maira Figueiredo tem 41 anos, três filhos fruto do relacionamento com o ex-prefeito e ex-vereador da cidade, Jaime Figueiredo.
Segundo informações, ela já teve diversas experiências profissionais, entre elas, exercendo o cargo de administradora em uma empresa, e também já trabalhou em um cartório.
Maira foi eleita para o primeiro mandato nas eleições suplementares de 2021. Antes disso, nunca havia concorrido a um cargo eletivo.
Além disso, leia também:
Rodrigo Medeiros (PL) é reeleito em Tanguá com mais de 80% dos votos
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada