Fabiano Horta e Washington Quaquá anunciam equipe de transição de governo

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o prefeito eleito Washington Quaquá, que será empossado em janeiro de 2025
às
mk transição
Fotos: Clarildo Menezes

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o prefeito eleito Washington Quaquá, que será empossado em janeiro de 2025, concederam entrevista coletiva nesta segunda-feira (07/10) para anunciar novos projetos para o município e a equipe de transição do governo. O encontro aconteceu no futuro Parque Tecnológico de Maricá, em Ubatiba, cujas obras estão em andamento sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento, a Codemar.

O coordenador da equipe de transição será Arlen Pereira, que também vai ocupar o cargo de secretário de Governo da próxima gestão. Também vão compor a equipe os vereadores Aldair de Linda e Hadesh, o vice-prefeito licenciado Diego Zeidan, o vice-prefeito eleito João Maurício (Joãozinho), o controlador Joab Santana de Carvalho; a secretária de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Lawrice Souza; o subsecretário de Ensino, Infraestrutura e Ações Estratégicas, Rodrigo Santos, além de Marcelo Velho, Danielle Oliveira, Andressa Santos, Ana Paula Costa da Cruz e José Carlos de Azevedo.

O prefeito Fabiano Horta destacou entregas importantes para a cidade, que vão acontecer até o final da gestão. Os investimentos, que foram realizados ao longo dos últimos anos, representam avanços em áreas, como educação, mobilidade urbana, turismo e outras políticas públicas.

“Ao longo desses últimos meses, vamos exacerbar o processo de entregas públicas que a cidade tem a fazer. Serão inúmeras creches, escolas, um viaduto, um mirante, e um ciclo de políticas que ainda estão se adensando e que serão entregues para que a futura gestão já possa ter todo esse conjunto de aparelhos preparados, para que Maricá siga trilhando o seu caminho. Esse é o espírito de um governo de continuidade e de afirmação de um projeto de cidade”, disse Horta, que deixa a gestão em 31 de dezembro após oito anos.

Eleito em 06 de outubro com mais de 73% dos votos válidos, Washington Quaquá assumirá, pela terceira vez, como prefeito de Maricá. Atualmente deputado federal, Quaquá já havia governado a cidade em dois mandatos (2009 a 2016). Além dos 13 nomes do comitê de transição, o prefeito eleito falou dos projetos que deverão ser implementados com o objetivo de reconfigurar a economia da cidade, visando diminuir a atual dependência dos royalties de petróleo e atrair indústrias e empresas de ponta.

“Iniciei conversas com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para, em parceria com o Sistema S, iniciar o processo de industrialização de Maricá. Já temos acertada a instalação de uma fábrica de aviões de médio porte que irá gerar mais de mil empregos. Além disso, chegou a hora de transformar Maricá em um destino mundial. Temos uma cidade linda e que merece ser conhecida e visitada por gente do mundo inteiro. Vamos investir pesado para isso”, revelou Washington Quaquá.

Coordenador da transição, Arlen Pereira comentou a responsabilidade de manter o nível das gestões. “A responsabilidade de manter o nível é muito grande, mas é uma missão tranquila, porque é um grupo só. É um trabalho muito tranquilo de se fazer, mas muito difícil na sua concepção, porque vamos manter esse nível elevado”, avaliou.

Para o vice-prefeito licenciado Diego Zeidan, o ciclo de Fabiano Horta à frente da prefeitura cumpriu o papel de projetar a cidade para uma nova etapa de desenvolvimento. “Quaquá e Fabiano colocaram Maricá nesse cenário mundial e, agora, a gente tem um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social e de mais crescimento e oportunidades para a população e toda a nossa cidade”, afirmou.

Vice-prefeito eleito, membro do comitê de transição e ex-secretário de Governo de Maricá, João Maurício contou que já iniciou diálogo para garantir à população novos avanços. “A gente não tem nenhum dia de descanso. Fabiano e Quaquá já nos convocaram para ir para as ruas para discutir a Maricá do futuro, para discutir a economia das pessoas, para garantirmos que a cidade seja referência tecnológica, de gestão para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil”, revelou.

Parque Tecnológico de Maricá
O local que recebeu a coletiva de imprensa é um projeto idealizado e desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O espaço está sendo concebido para se tornar um grande ecossistema de inovação, com múltiplas frentes, e vai integrar universidades, empresas, pesquisadores e investidores.

Vale lembrar que faz parte do espaço o Galpão Tecnológico, que funciona em Inoã e abriga a Incubadora de novos negócios focados em inovação, o Maricá Games Hub, a Fábrica de Aplicativos, a Escola de Startup e o Maricá Edutech, entre outros projetos e ações.

As obras de construção do parque estão em andamento. Depois de concluído, o espaço será gerido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

O Parque Tecnológico fica na Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo (RJ 114), km 12,5 – Ubatiba – Maricá-RJ.

Veja também: Mostra Solidária começa nesta sexta-feira (11) em novo espaço para empreendedores de Maricá e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que proposta para "barrar" uso do benefício social em sistemas de apostas online ainda está sendo elaborado
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Engenharia Viária (Sectran), fará algumas interdições neste domingo
às
Rio Bonito recebeu nessa quinta-feira (16) uma equipe de 10 guias de turismo da cidade do Rio de Janeiro, O objetivo da visita
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias