Chuva e ventos de até 70km/h atingem a região; moradores ficaram sem luz

às
foto destaque site (2)
Foto: Defesa Civil Rio Bonito

Quem estava saindo do trabalho no final da tarde de ontem, quinta-feira (24), se assustou com as nuvens escuras no céu, a chuva e principalmente o vento forte que atingiu a cidade. De acordo com a Defesa Civil de Rio Bonito, os ventos chegaram a 70km/h. Em Tanguá, a Defesa Civil atendeu a sete intercorrências. Em Itaboraí, houve destelhamento de um galpão no bairro Monte Verde e em Silva Jardim, o órgão de medida registrou 5 mm de chuva. Em todas as quatro cidades vários moradores ficaram sem luz.  

Rio Bonito

A Defesa Civil já havia feito o alerta de chuva moderada com incidência de ventos vindos do Sul. Segundo o coordenador do órgão, Jair Martins, o vento forte foi registrado por volta das 17h, já a chuva, começou por volta das 17h20 e só cessou às 20h15. Neste período a equipe atendeu a duas ocorrências, ambas de queda de árvores, uma na Praça Cruzeiro, próxima a BR-101, e outra próxima a Secretaria de Meio Ambiente, atrás da Nadisa.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, Jair Martins – Foto: Defesa Civil

Voluntários

Após abrir vaga para voluntários, a Defesa Civil de Rio Bonito já selecionou quase 30 pessoas. A equipe está sendo formada por profissionais de diversas profissões, mas todos com experiência em salvamento. Os novos voluntários vão participar de reuniões para alinhamento com os profissionais da DC.

Quem quiser ser um voluntário, basta se inscrever através do seguinte link: https://forms.gle/2VgjjKmE9FFcVwBY6

Prevenção

Com a ajuda do destacamento do Corpo de Bombeiros de Rio Bonito, da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e dos agentes do Departamento Geral de Trânsito de Rio Bonito, a Defesa Civil realizou, na manhã de ontem, quinta-feira (24), a retirada de uma palmeira de aproximadamente 30m de altura, em frente a clínica de oncologia do Hospital Regional Darcy Vargas, no Centro da cidade.

A Defesa Civil informou que a árvore já estava sendo monitorada e foi detectado que a copa estava apodrecida, o que poderia ocasionar sua queda a qualquer momento, por isso, após a autorização dos setores responsáveis, o serviço foi feito.

Alerta para Rio Bonito:

Itaboraí

Em Itaboraí, além do destelhamento, houve várias ocorrências de queda de árvores e galhos durante a madrugada e, pela manhã, um atendimento foi feito na Reta.

A Secretaria de Comunicação da cidade enviou um comunicado informando que moradores também ficaram sem luz.

“A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí informa que a Secretaria Municipal de Defesa Civil atendeu uma ocorrência de destelhamento de um galpão no bairro Monte Verde e quatro ocorrências de queda de árvores e galhos durante a madrugada. Pela manhã, agentes da Defesa Civil atenderam um chamado para queda de árvore no bairro Reta.

A respeito do fornecimento de energia, as equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos, Agricultura e da Distribuidora de Energia Enel, estão nos locais solicitados trabalhando para a volta da normalidade”.

Tanguá

No município de Tanguá, a informação oficial da Prefeitura é de que sete intercorrências foram registradas, entre quedas de árvores e necessidade de podas, mas nenhum dos casos trouxe consequências graves. As ocorrências aconteceram nos bairros Bandeirantes I, Pinhão, Duques e Centro.

Silva Jardim

Em Silva Jardim, além da chuva de 5 mm, a Prefeitura informou que moradores do Centro, Reginópolis e Caju acusaram quedas rápidas de energia.

Enel

A Folha entrou em contato com a concessionária Enel, que informou que 80% dos clientes do estado já estão com o fornecimento de energia restabelecido.

“A Enel Distribuição Rio informa que restabeleceu o fornecimento de energia para 80% dos clientes afetados pelas fortes chuvas com ventos e descargas atmosféricas que atingiram parte do Estado do Rio de Janeiro na tarde de ontem (24). No momento, as ocorrências estão concentradas nas cidades de São Gonçalo e Magé.

Desde a tarde de ontem, a empresa acionou o seu plano de contingência e segue com reforço de equipes em campo para realizar os reparos necessários e restabelecer o fornecimento de energia a todos os clientes o mais rapidamente possível.

Diante da previsão de chuvas para o Estado nos próximos dias, a distribuidora seguirá com a mobilização máxima de recursos”.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias