Cerca de vinte e duas escolas públicas municipais de Rio Bonito receberam neste semestre um novo Cantinho da Leitura, uma iniciativa do Programa Nacional Criança Alfabetizadora, do governo federal. O projeto tem por objetivo a promoção de leitura entre os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano), ao oferecer um espaço adequado para incentivar o hábito de leitura desde aos anos iniciais.
A realização desse projeto e a construção desses espaços tornaram-se possíveis graças aos recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), que destinou verbas específicas para cada escola conforme número de salas de aula, bem como, alunos matriculados.
Cantinhos da Leitura – Um espaço reservado dentro das escolas municipais dedicado a imaginação dos pequenos leitores. Além da aquisição de livros, os cantinhos foram pensados como um lugar de acolhimento com decorações temáticas, almofadas e ambientes coloridos que permitam a exploração da criatividade e do universo dos livros pelas crianças. A ideia é fazer com que elas se sintam à vontade e incentivem a imaginação e a capacidade leitora dos alunos.
Formação “Mais um capítulo” – Os professores das unidades escolares contempladas tiveram uma capacitação, ministrada pela coordenadora articuladora e professora Marcela Nogueira, sobre como eles podem utilizar esses espaços para contribuir na construção do hábito e gosto de ler das crianças, como também, em sua aprendizagem da leitura e escrita. A capacitação ganhou o nome de “Mais um capítulo” que busca promover práticas inovadoras de forma lúdica e criativa, de habilidades de interpretação, expressão e prazer pela leitura.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, espaços dedicados à leitura dentro das escolas municipais são fundamentais para incentivar os alunos a explorar diferentes gêneros literários, o que amplia seu vocabulário, melhora sua capacidade de interpretação e expressão e favorece o desempenho escolar. A presença desses espaços também é uma ferramenta importante para promover a inclusão social com diferentes histórias e personagens, neles os alunos também desenvolvem sua autonomia, criatividade e empatia.
Crédito: Secom Rio Bonito – Natan Duarte