2025 inaugura a geração Beta conheça as principais características

Características são estudadas e catalogadas por sociólogos, com vários objetivos. E um dos principais é identificar um tipo de tendência de consumo.
às
Captura de tela 2025-01-03 152909
Foto: Alexander Dummer/Unsplash

2025 inaugura a geração Beta conheça as principais características. Nos primeiros dias de janeiro, o Brasil registrou o nascimento de bebês que fazem agora parte de uma nova geração, a “Beta”. Esse grupo será composto de pessoas que nasceram entre 2025 e 2039.

Segundo o Google Trends, plataforma que aponta as principais pesquisas na página de busca, o termo “geração Beta” teve um pico de popularidade no começo deste ano – ou seja, muitas pessoas procuraram sobre o assunto. E uma das principais buscas foi: o que significa essa geração.

2025 inaugura a geração Beta conheça as principais características
2025 inaugura a geração Beta conheça as principais características – Foto: Alexander Dummer/Unsplash

Para o sociólogo e professor Sérgio Czajkowski Júnior, a mudança de geração Alpha para a Beta marcará uma vivência mais expressiva da sociedade com a inteligência artificial (IA). Conforme o professor, para a população Beta, praticamente, não haverá distinção entre o digital e o real.

“Eles serão nativos digitais com a questão da natividade já conectada com a Inteligência Artificial. A geração que está aqui agora, no máximo com seus 13, 14 anos, já encara perfeitamente essa relação com o universo digital. E a geração que está nascendo agora [Beta] vai ter essa relação com a I.A, que para boa parte da população é misteriosa, ainda está se revelando enquanto ferramenta”, comentou o professor ao g1 Paraná.

Outra característica é que a nova geração será a primeira geração pós-pandemia da Covid-19, ou seja, sem conhecimento de um trauma coletivo experienciado recentemente pela população mundial, como pontua o professor Sérgio.

Pela estimativa de viva da população mundial, os Beta devem ainda viver a transição para o próximo século, que começa no ano 2101.

Leia mais – Gusttavo Lima põe nome à disposição para presidente em 2026. Siga nossas redes sociais.

Mas quem define quando muda uma geração?

As características são estudadas e catalogadas por sociólogos, com vários objetivos. E um dos principais é identificar um tipo de tendência de consumo. Essa divisão ajuda as marcas e as empresas a criarem produtos e serviços que gerem interesse em cada uma das gerações.

Por exemplo, as calças jeans. Na virada do milênio, o modelo skinny ganhou força contra o que era usado nos anos 90. A nova vestimenta tinha como objetivo valorizar o corpo. Porém, alguns anos depois, o modelo mom veio com força, visando dar mais conforto aos clientes – em resumo, as nomenclaturas de gerações servem para as pessoas gastarem mais dinheiro ao criarem uma identidade.

As gerações visam também ajudar a entender quais são as visões de mundo, maneiras de se portar, de se relacionar, e forma de comunicação de cada um dos grupos.

E para descobrir em qual geração se encaixa, é preciso considerar o ano em que nasceu. Veja como ficaram definidas as antigas gerações:

  • A geração silenciosa é a mais antiga: define-se por quem nasceu entre 1923 e 1946;
  • Já os babyboomers são os que vieram ao mundo entre 1947 e 1963;
  • Por sua vez, a geração X contempla pessoas nascidas de 1964 a 1983;
  • Os millennials são as pessoas nascidas de 1984 a 1995;
  • A geração Z é determinada por quem nasceu de 1995 a 2009;
  • E, por fim, a geração Alpha: os nascidos a partir de 2010.

Interação e mistura das gerações

A troca de experiência entre gerações no ambiente corporativo está cada vez mais comum. Agora, quatro gerações estão dividindo espaço no mercado – Baby boomer, X, Millennial e Z. E, logo menos, as empresas contarão com a geração Alpha.

A mistura entre gerações é resultado de um fenômeno mundial: as pessoas estão trabalhando por mais tempo. Samantha Boehs, especialista em comportamento no ambiente de trabalho, explicou ao g1 Paraná que, para existir harmonia entre equipes, é preciso entender o perfil de cada faixa etária.

“É rico ter pessoas de diferentes gerações. É esse olhar que a gente tem que ter e não na lógica de que um está contra o outro. Hoje a gente sabe que, quanto mais heterogêneo o ambiente de trabalho, mais produtividade para a empresa, mais resultado”, avalia.

O gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Fabrício Lopes, também afirmou ao g1 Paraná que as empresas precisam entender a mudança de contexto e reduzir a rejeição a pessoas mais velhas.

“Quando você mistura no mesmo ambiente jovens saindo da universidade, com 24, 23 anos, com pessoas com mais de 60, você cria multi skills e isso gera inovação. Então, as empresas que estão conectadas no futuro já estão misturando essas pessoas”, completa.

Crédito:g1

Veja também

Corpo da criança foi encontrado em avançado estado de decomposição após denúncias de vizinhos sobre odor forte e ausência das duas desde o Natal
às
Serginho (PL) fez o comunicado nas redes sociais da Prefeitura. Dívidas deixadas pela ex-prefeita Magdala Furtado chegam a R$ 1,4 bilhão.
às
Homem é padrinho da menina e mora na mesma rua da família da menor. Ele foi preso no fim da tarde de domingo (5)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] 2025 inaugura a geração Beta conheça as principais características […]

trackback

[…] mais – 2025 inaugura a geração Beta conheça as principais características. Siga nossas redes […]

Últimas Notícias