Com o aumento do calor nas últimas semanas, o número de atendimentos causados pelas altas temperaturas, chegou a cinco mil no Rio de Janeiro, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Na última quinta-feira (20), o calor foi tanto que um trem saiu de um trilho após ser dilatado ao atingir 71ºC. E considerando que emergências podem acontecer, o celular do próprio paciente pode ajudar fornecendo uma ficha médica, com informações importantes para salvar a vida dele, como por exemplo, tipo sanguíneo ou alguma alergia.
Viralizou nas redes sociais um vídeo em que a influenciadora Joana Junqueira mostra como ter uma ficha médica no celular, para ajudar em situação de emergência. Caso precise ser atendido, uma forma de facilitar o atendimento é configurar seu telefone, mesmo que ele seja protegido por senha ou tenha o sistema operacional Android ou iOS.
Leia também: Conta de Alexandre de Moraes é desativada no X, antigo Twitter
Dentre as informações médicas essenciais para ajudar em situação de emergência que podem ser colocados são:
- Contato de emergência;
- Tipo sanguíneo;
- Alergias;
- Doenças pré-existentes;
- Medicamentos contínuos.
No iOS, você deve abrir o app ‘Saúde’, procurar ‘Ficha Médica’ e permitir ‘ativar na tela bloqueada’.
Já no Android, você abre as ‘Configurações’, escolha a aba ‘Segurança e emergência’, ative o ‘SOS de emergência’ e preencher com suas informações médicas.
CALOR DE DERRETER FERRO

Em mais um episódio de intenso calor, um trem saiu dos trilhos próximo à Magé, na última quinta-feira (20). De acordo com a Supervia, os trilhos chegaram a 71ºC, isso fez com que acontecesse uma flambagem de linha, a dilatação dos trilhos, que é provocada justamente pelas altas temperaturas. Ainda segundo a concessionária, apesar do incidente, todos que estavam a bordo conseguiram ser retirados e ninguém ficou ferido.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.