Quaquá autoriza concessão de moradias para famílias vulneráveis de Maricá

às
WhatsApp-Image-2025-05-08-at-10.58.51-e1746727237586-1536x1349
Foto: Bernardo Gomes

Com o objetivo de enfrentar o problema da falta de moradias para famílias vulneráveis de Maricá, o prefeito Washington Quaquá autorizou, no último dia 8, a concessão de 45 novas moradias. O alvo são famílias em situação de vulnerabilidade e de baixa renda no município.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa faz parte das ações para enfrentar o déficit habitacional, tanto quantitativo quanto qualitativo da cidade.

“Com essas 45 novas moradias, teremos 50 unidades habitacionais só em 2025. Nosso objetivo neste primeiro mandato é desapropriar áreas e construir cerca de 2 mil casas espalhadas por Maricá. Vamos zerar o déficit habitacional em Maricá”, afirmou Quaquá.

O prefeito destacou ainda que a política habitacional será integrada a uma nova lógica de mobilidade urbana e valorização da autonomia das famílias.

“Queremos seguir o modelo de Portugal: construir casas e alugar por valores simbólicos, como R$ 50 ou R$ 70, com a possibilidade de, no futuro, o morador adquirir o imóvel com subsídio e preço acessível. Aqui em Maricá, o povo quer crescer, melhorar de vida e a prefeitura será parceira nesse processo. A nossa política é ajudar a pessoa até que possa conquistar sua independência”, completou Quaquá.

A ação integra o programa Habitar – Moradia com Dignidade, que atua em quatro frentes: Reassentamentos, Melhorias, Regularização Fundiária e Aluguel Social. A proposta é garantir o direito à moradia com segurança, conforto e qualidade de vida.

O eixo de Reassentamento tem como foco realocar famílias que vivem em áreas de risco ou em terrenos públicos, garantindo a elas um aluguel social até que a nova casa esteja pronta. Os beneficiários são direcionados para imóveis ociosos adquiridos pelo município, sem descartar a construção de novas unidades habitacionais.

Entre os principais objetivos estão a prevenção de tragédias relacionadas às mudanças climáticas e a retirada de famílias de locais precários, oferecendo condições seguras, esteticamente adequadas e com suporte social.

Moradias para famílias vulneráveis – Foto: Bernardo Gomes

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O motociclista ainda carregava galões de água que ficaram espalhados pela via.
às
De acordo com o MEC, o valor da taxa de inscrição e a forma de pagamento ainda serão anunciadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias