O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou, na última terça-feira (1), um projeto de lei ao Congresso Nacional, para transformar o dia 2 de julho no Dia da Consolidação da Independência. A data, que já é feriado estadual na Bahia, marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território baiano em 1823, mesmo após a independência em 1822.
Em vídeo postado nas redes sociais, o presidente falou sobre a atuação do povo baiano na independência do país. “É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, disse Lula.
Segundo historiadores, o povo baiano resistiu ao domínio português, que se intensificou na região, após a proclamação da República em 1822. Apenas em 2 de julho de 1823, depois de vários confrontos, as tropas portuguesas foram definitivamente expulsas do território brasileiro. Por isso, os estudiosos acreditam que o dia deve ser visto como “a verdadeira independência do Brasil”.
Leia também: Moradores flagram perna boiando em praia de Niterói
*Com informações da Agência Brasil.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.