Cortejo de Preta Gil percorre Rio após cerimônia de despedida

Cantora teve velório no Theatro Municipal e cremação restrita à família no Cemitério da Penitência, após cortejo pelas principais vias do Centro do Rio
às
foto destaque site (58)
Foto: Webert Bellicio/ Agnews

O corpo da cantora Preta Gil foi velado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público que reuniu amigos e admiradores. Após o encerramento, no início da tarde, o corpo seguiu em cortejo pelas principais vias do Centro, incluindo a Avenida Presidente Vargas e o Viaduto do Gasômetro, até o Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorreu a cremação restrita à família e amigos próximos.

Nascida em 8 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro, Preta foi uma presença marcante na música, na televisão e na cultura brasileira. Filha do ícone Gilberto Gil, ela construiu uma carreira de sucesso desde o álbum de estreia Prêt-à-Porter (2003), passando por trabalhos como atriz, apresentadora e empresária ao fundar a agência Mynd em 2017.

Em janeiro de 2023, Preta foi diagnosticada com câncer colorretal, tipo mais comum da doença que atinge o intestino grosso e o reto. Durante o tratamento, passou por quimioterapia, radioterapia e cirurgias complexas, incluindo uma de mais de 18 horas realizada em dezembro de 2024.
Após um período de remissão, a doença retornou em agosto de 2024, com metástases em linfonodos, peritônio e ureter, tornando o quadro mais grave. Em maio de 2025, ela viajou para os Estados Unidos em busca de tratamentos experimentais de imunoterapia e terapias-alvo, mas faleceu em 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York.

Ao longo de sua trajetória, Preta Gil se destacou como defensora da representatividade, da liberdade de expressão e da valorização do corpo real. Durante o tratamento, expôs publicamente seus desafios, contribuindo para a conscientização sobre o câncer colorretal e a importância do diagnóstico precoce.

Leia também: Brasileirão: jogos de cariocas podem mudar liderança e zona de rebaixamento do campeonato

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Botafogo joga no sábado (26), enquanto Vasco, Fluminense e Flamengo jogam no domingo (27)
às
Para a realização do projeto, uma lei foi aprovada pela Câmara Municipal em uma sessão extraordinária no dia 11/07
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias