Após a retirada da banca de jornal da calçada da Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito, muitos riobonitenses questionaram a decisão do prefeito Marcos Abrahão. Para saber os motivos que o levaram a tal ação, a Folha entrevistou o chefe do Executivo, que revelou a intenção de conservar a tradição e a história da Praça, fazendo com que um dos cartões postais da cidade, a Igreja Matriz N. S. da Conceição, no alto da praça, fique em destaque.
Ele falou sobre esse e outros projetos que estão sendo elaborados para a Praça e para a Rua Presidente Castelo Branco, ou Rua dos Bancos, como é mais conhecida, onde a banca foi alocada junto com a feira dos produtores rurais.
“Está todo mundo realocado ali (Rua dos Bancos) temporariamente, pois essas pessoas ainda vão para um lugar bacana”, disse o prefeito sem revelar os planos.
“Muitas pessoas falaram que a banca é histórica, mas não é. Antigamente não tinha banca de jornal ali. Estamos querendo trazer de volta as pessoas para a praça. Quando você traz eventos para ela, e enche de casais, mães e avós com as crianças, as pessoas vem para a rua, e isso fomenta o comércio”, justificou.
O prefeito ainda explicou o motivo de terem sido plantadas, na última semana, duas palmeiras na praça. Segundo ele, a quantidade de palmeiras da praça e o número de pilastras no coreto, tem uma explicação.
“A população de Rio Bonito tem que saber, por que a praça tem seis palmeiras de cada lado? Por que temos 12 pilares no coreto? Porque Cristo tinha 12 apóstolos. Isso (a instalação das árvores) não foi feito à toa. Então você tem 12 palmeiras que levam ao caminho da igreja (que fica no alto da praça). Seriam os apóstolos levando você até a igreja. E no coreto não seria diferente”, contou.
Para o prefeito, esse é um dos motivos para que a praça seja restaurada. “Essa é uma história que as pessoas têm que resgatar de Rio Bonito e entender o porquê, pois tem muita gente que fala sem saber. As pessoas têm que entender, a praça não é para colocar comércio, ela é para fazer evento e as pessoas virem aqui desfrutar. Apenas duas cidades no Estado têm seis palmeiras fazendo o caminho da igreja, aqui e Vassouras. A Praça Fonseca Portela estava perdendo a identidade, por isso as palmeiras foram replantadas, estamos revitalizando a nossa praça”, finalizou o prefeito Marcos Abrahão.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Além disso, leia também:
Prefeitura inicia recapeamento de trecho próximo ao Bob’s de Rio Bonito