Tarifaço americano de 50% sobre produtos brasileiros entra em vigor

Cerca de 36% das mercadorias exportadas pelo Brasil serão afetadas, dentre elas, carne, frutas e café
às
foto destaque site (15)
Foto: Getty Images

A partir desta quarta-feira (6), começa a valer o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Com a taxa, cerca de 36% das mercadorias exportadas pelo Brasil serão afetadas, dentre elas, carne, frutas e café. Segundo o governo americano, a medida seria uma resposta às ações do Brasil que seriam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. Na última semana, o presidente americano Donald Trump divulgou uma lista que excluía aproximadamente 700 itens da taxa.  

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que medidas de proteção a setores afetados pelo tarifaço devem ser enviadas para a aprovação do Palácio do Planalto ainda nesta quarta-feira (6).

Entre os quase 700 produtos que foram excluídos do tarifaço estão: suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes, polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos.

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro pode sofrer um impacto de até R$25,8 bilhões em curto prazo.

Tarifaço de 50%

A taxa de 50% sobre produtos brasileiros foi oficializada na última quarta-feira (30). Até então, o governo americano havia aplicado uma taxa de 10% sobre os produtos brasileiro, em abril deste ano.

Leia também: Empresário é preso com 103 kg de ouro escondida em Hilux na BR-401

*Com informações da Agência Brasil e G1.

Siga nossas redes sociais, clique aqui!

Veja também

O grupo teria ignorando a presença de blindados da Polícia Militar em meio aos produtos
às
Uma pessoa ficou ferida e recebeu atendimento médico ainda no local
às
A operação começou após policiais receberem uma denúncia de que as placas estavam sendo fabricadas em uma residência
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias