A Prefeitura de Maricá divulgou que a cidade registrou o menor índice de roubo a estabelecimentos comerciais dos últimos 23 anos, segundo uma pesquisa do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). De acordo com a secretaria de Segurança Cidadã, Mesmo com 7.800 estabelecimentos comerciais espalhados nos quatro distritos, apenas quatro casos de roubos foram registrados em 2025 – nenhum deles em julho. Só há registros dos crimes em janeiro, abril, maio e junho, um total de quatro roubos em todo o ano.
O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Júlio Veras, acredita que o resultado é fruto das diversas ações que vem sendo adotadas em Maricá e da integração com as demais forças.
“Em Maricá, a segurança pública é prioridade. A integração com os órgãos de segurança pública do Estado é prática consolidada e tem gerado resultados expressivos na redução da criminalidade”, avalia o secretário.
Dentre as ações destacadas pelo secretário está o investimento na Guarda Municipal, considerada fundamental para o patrulhamento ostensivo nas ruas do município.
“O prefeito Washington Quaquá decidiu armar a Guarda Municipal e investir fortemente em inteligência e tecnologia. Está em processo a aquisição de coletes à prova de bala e equipamentos não letais de última geração”, completou Veras.
Leia também: Homem fica gravemente ferido após desabamento de casa em Niterói
Queda nos índices
Outros indicadores também apresentam reduções históricas, como o roubo de carga, zerado há mais de 240 dias, e a ausência de latrocínios há mais de 18 meses. A cidade ainda conta com um moderno sistema de segurança, com integração ao 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro para reconhecimento facial e detecção de veículos roubados ou furtados.
Outra ação que contribui para queda nos índices é o convênio com o Disque-Denúncia, que foi renovado, reforçando a participação da sociedade no apoio às forças de segurança.
O município também custeia o Regime Adicional de Serviço (RAS) da Polícia Civil – dessas, 30 vagas específicas destinadas a mulheres, fortalecendo o combate à violência de gênero – e, recentemente, renovou o convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) com a Polícia Militar, ampliando em 40% o número de vagas disponíveis.
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!