Maricá registra menor índice em 23 anos em casos de roubo a estabelecimentos comerciais

Os dados são de uma pesquisa realiza pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ)
às
foto destaque site (85)
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá divulgou que a cidade registrou o menor índice de roubo a estabelecimentos comerciais dos últimos 23 anos, segundo uma pesquisa do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). De acordo com a secretaria de Segurança Cidadã, Mesmo com 7.800 estabelecimentos comerciais espalhados nos quatro distritos, apenas quatro casos de roubos foram registrados em 2025 – nenhum deles em julho. Só há registros dos crimes em janeiro, abril, maio e junho, um total de quatro roubos em todo o ano.

O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Júlio Veras, acredita que o resultado é fruto das diversas ações que vem sendo adotadas em Maricá e da integração com as demais forças.

“Em Maricá, a segurança pública é prioridade. A integração com os órgãos de segurança pública do Estado é prática consolidada e tem gerado resultados expressivos na redução da criminalidade”, avalia o secretário.

Dentre as ações destacadas pelo secretário está o investimento na Guarda Municipal, considerada fundamental para o patrulhamento ostensivo nas ruas do município.

“O prefeito Washington Quaquá decidiu armar a Guarda Municipal e investir fortemente em inteligência e tecnologia. Está em processo a aquisição de coletes à prova de bala e equipamentos não letais de última geração”, completou Veras.

Leia também: Homem fica gravemente ferido após desabamento de casa em Niterói

Queda nos índices

Outros indicadores também apresentam reduções históricas, como o roubo de carga, zerado há mais de 240 dias, e a ausência de latrocínios há mais de 18 meses. A cidade ainda conta com um moderno sistema de segurança, com integração ao 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro para reconhecimento facial e detecção de veículos roubados ou furtados.

Outra ação que contribui para queda nos índices é o convênio com o Disque-Denúncia, que foi renovado, reforçando a participação da sociedade no apoio às forças de segurança.

O município também custeia o Regime Adicional de Serviço (RAS) da Polícia Civil – dessas, 30 vagas específicas destinadas a mulheres, fortalecendo o combate à violência de gênero – e, recentemente, renovou o convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) com a Polícia Militar, ampliando em 40% o número de vagas disponíveis.

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

Os atendimentos acontecerão entre 8h às 17h no posto de saúde do bairro.
às
As inscrições ficam abertas até esta sexta-feira (15)
às
Há oportunidades para as mais variadas áreas e cargos de diferentes níveis de escolaridade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias