Vereadores de Rio Bonito criam Medalha Aliomar Guimarães Leite, em homenagem ao artista Baianinho

A honraria será entre a pessoas que se destacam em suas atividades e ajudam no crescimento do município nas áreas da cultura, artes e esporte.
às
foto-destaque-site-2-4-qxkz2v3wq1blmtr2hl91fzc3lpvw35h4hi1pc4gzgo
O artista plástico Aliomar Guimarães Leite, o Baianinho - Foto: Jornal Folha da Terra

A Câmara de Vereadores de Rio Bonito criou a Medalha Aliomar Guimarães Leite, em homenagem ao artista plástico Baianinho, que faleceu em 2024. A aprovação da honraria aconteceu na sessão desta quinta-feira (21). Receberá a medalha a pessoa que se destacar em suas atividades e ajudar no crescimento do município nas áreas da cultura, arte e esporte, setores em que Baianinho atuava.

A Medalha Aliomar Guimarães Leite será entregue durante a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, que acontece sempre no dia 7 de maio, dia do aniversário da cidade. Na ocasião, cada parlamentar indicará uma pessoa para receber a homenagem.

A medalha, que terá a imagem do artista plástico gravada, poderá ser concedida a pessoas que já faleceram, sendo entregues aos cônjuges ou familiares.

Além disso, leia também outras notícias sobre o artista Baianinho:

Morre o artista plástico Baianinho, vítima do tiroteio em Rio Bonito

Corpo do artista plástico Baianinho é sepultado em Rio Bonito sob forte comoção

O Projeto de Resolução da medalha é de autoria do filho de Baianinho, o vereador Aliomar Guimarães. Após a aprovação da criação da honraria, ele agradeceu aos vereadores e ao presidente da Câmara, Alex da Guarda, por aprovarem a iniciativa e, dessa forma, conseguir homenagear seu pai.

“Fico feliz e agradeço aos colegas pela votação a favor desse projeto. Eu queria não ter a legalidade de fazer esse Projeto de Resolução, porque só é possível fazer após a morte da pessoa, pois queria que meu pai estivesse vivo, mas é o mínimo que eu posso fazer por ele, não por ser meu pai, mas por tudo que ele prestou ao município, dessa forma, a memória dele continuará viva”, disse o parlamentar visivelmente emocionado.

Baianinho com o filho, o vereador Aliomar Guimarães – Foto: Jornal Folha da Terra

Ele também lembrou o quanto o artista plástico contribuiu para a arte, cultura e esporte em Rio Bonito. “Cresci num lar que respirava arte. Na minha casa, entrava e saía gente. O poder público procurava meu pai. Ele fez muito por Rio Bonito. Ele foi o pioneiro ao trazer esportes para o município, que não existiam aqui, como taekwondo e tênis. Formou muitas pessoas na arte também”.

Baianinho

O artista era natural de Canavieiras, na Bahia, por isso o apelido de Baianinho, mas morou a maior parte de sua vida em Rio Bonito, onde era querido por todos. Renomado artista plástico, ele foi professor na Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro e contribuiu para o famoso carnaval de Rio Bonito em décadas passadas, principalmente no Unidos do Leleô, Unidos do Cruzeiro e Unidos do Serrano.

Baianinho morreu no dia 25 de novembro de 2024, aos 73 anos em decorrência de complicações de um tiro que levou na barriga em tiroteio que aconteceu um mês antes em um bar e restaurante localizado na Avenida Sete Maio, no Centro de Rio Bonito. Ele ficou internado no CTI do Hospital Regional Darcy Vargas, em Rio Bonito, mas não resistiu.

Por Lívia Louzada

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Ao fim da gravação, o suspeito aparece saindo do local, pelo mesmo portão, junto de um parceiro, carregando alguns itens
às
O suspeito acabou fugindo, mas o veículo foi apreendido e encaminhado para a 120ª DP (Silva Jardim)
às
As inscrições possuem um período limitado, entre os dias 26 e 28 de agosto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias