Biometria facial é instalada em barcas da Praça XV no Rio

Em outros transportes, o reconhecimento facial evitou um prejuízo de R$1,7 milhão aos cofres públicos apenas neste ano
às
foto destaque site (59)
Foto: Divulgação

A partir desta semana, a estação das barcas Praça XV, no Rio de Janeiro, passa a contar com um sistema de biometria facial. Segundo o Governo do Estado, a instalação tem como objetivo diminuir as irregularidades do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). Já adotado em outros transportes, como as vans intermunicipais, o reconhecimento facial evitou um prejuízo de R$1,7 milhão aos cofres públicos apenas neste ano.

Leia também: Atriz e comediante, Berta Loran morre aos 99 anos

A expectativa é que todo o sistema aquaviário receba os aparelhos de biometria facial, não somente a estação da Praça XV.

Vale destacar que o BUI não pode ser emprestado, vendido ou negociado. Somente em 2025, mais de 85 mil cartões foram bloqueados após serem utilizados de forma irregular.

A secretária estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, comentou sobre o objetivo da instalação.

“A biometria facial é um excelente recurso para coibir fraudes. Além de assegurar o pleno funcionamento para quem realmente tem direito ao benefício, a tecnologia garante mais segurança, transparência e eficiência para todos os envolvidos: passageiros, operadores e Estado”, disse a secretária.

Biometria facial é instalada em barcas da Praça XV no Rio – Foto: Henrique Freire/ GERJ

*Com informações do portal Enfoco Notícias.

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

O projeto será exibido na Biblioteca Central do Gragoatá, na UFF, a partir de sexta-feira (3)
às
Segundo a PM, agentes suspeitam que a ação tenha sido uma retaliação depois que seis acusados por tráfico de drogas foram presos na região
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias