TRE-RJ estuda mudar seções eleitorais para evitar influência do crime organizado

A medida visa aumentar a segurança nas eleições do próximo ano
às
foto destaque site (61)
Foto: TRE-GO

Visando as eleições de 2026, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) iniciou, na última sexta-feira (26), a elaboração de um plano de segurança. Uma das medidas estudadas pelos representantes de setores de inteligência do Estado é a mudança de seções eleitorais, em áreas controladas por grupos de crime organizado. Além disso, o órgão também planeja ampliar o acesso da Justiça Eleitoral de informações sobre candidatos.

Leia também: Biometria facial é instalada em barcas da Praça XV no Rio

Segundo o TRE-RJ, a mudança de seções eleitorais terá como foco permitir que “o eleitorado possa votar sem pressões ou intimidações”. O trabalho levará em conta a atualização do mapeamento realizado para as eleições municipais de 2024 e a conclusão das alterações que permaneceram pendentes.

Outra medida analisada é a criação de mecanismos para ampliar o acesso da Justiça Eleitoral a informações sobre candidatos, permitindo impedir em tempo hábil o registro de candidaturas de pessoas associadas ao crime organizado. O objetivo é evitar a infiltração de criminosos nas esferas de poder político.

O vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral, o desembargador Claudio de Mello Tavares, explicou a mudança das sessões eleitorais.

“Temos eleitores que votam com medo, tamanha a influência e o poder dos criminosos em algumas áreas do Rio. Trabalharemos para modificar os locais de votação que enfrentam essa realidade, com a orientação de que o eleitor não vote a mais que 1,5 quilômetro de sua residência. E, para mudar essa realidade, precisamos impedir que pessoas associadas a essas práticas entrem para a política”, afirmou o desembargador Claudio de Mello Tavares.

A ação contou com representantes da elite dos setores de inteligência das forças de segurança com atuação no estado, além de membros do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Procuradoria Regional Federal.

*Com informações do G1 e TRE-RJ.

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!

Veja também

O evento começa às 17h. O show de abertura, de Otávio Almeida, começa às 17h30, e Fábio Jr. sobe ao palco às 20h.
às
Ele estava em uma expedição no Monte Nama Feng, que possui mais de 5.500 metros de altitude
às
Ele foi afastado de suas funções pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias