Os nove conselheiros titulares e nove suplentes do Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim foram eleitos na 5ª Conferência Municipal de Cultura de Silva Jardim, no último dia 18/09, no Teatro Zezé Macedo. Agora, a Gestão Pública indicará os seus sete titulares e sete suplentes para comporem o novo organismo que terá mandato no biênio 2026/27.
Além disso, leia também:
Exposição revela a história de Niterói através de suas Igrejas Católicas
Ele terá como uma de suas principais tarefas implementar a regulamentação e aplicação da nova lei (nº 1920/25) do Sistema Municipal de Cultura (SMC). Ela contempla, entre outras medidas, o Conselho, o Plano e o Fundo de Cultura (conhecido como “CPF” da Cultura). E fora aprovada pela Câmara Municipal no dia 16/09 e sancionada pela Gestão Pública no dia 17/09, exatamente um dia antes da Conferência, o que foi comemorado pelos presentes ao evento.

A Conferência transcorreu num clima atuante e festivo, sob o tema “Consolidando o CPF da Cultura” em alusão à necessidade de continuar trabalhando para consolidar ainda mais a conquista instituída pelo SMC. Contou com a interessante palestra de Davy Alexandriski sobre o tema, na qual destacou a importância de Silva Jardim ter conseguido criar o seu SMC, coisa que bem poucas cidades no Estado conseguiram até agora. “Fico feliz em ter chegado aqui para falar desse tema exatamente um dia após a criação da lei”, disse ele.
Participações, ainda, na mesa de autoridades, do vice-prefeito Marcos João, representando a prefeita Maira Figueiredo; da secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Indústria e Comércio e Cultura, Luanna Andrade; e da representante do Fórum Popular de Cultura de Silva Jardim, Mary Lopes. Eles falaram sobre a importância da realização da Conferência e da conquista do SMC. Presentes, também, a vereadora Andréia Menezes, em nome de quem os representantes agradeceram a atuação da Câmara Municipal na aprovação da lei do SMC, e a secretária municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social, Isabela Mello.
Houve, ainda, apresentação de atrações culturais como a execução de músicas pela Banda Honório Coelho, de dança pelo projeto “Geladeira Cultural”, com crianças e adolescentes do bairro Varginha, coordenado por Ivailze Souza Nascimento; e de balé infantil com alunos do professor Ryan.
A nomeação, posse e eleição da diretoria ocorrerão nos próximos dias. O novo Conselho substitui o anterior que já está no cargo há três anos, tendo em vista o seu mandato, inicialmente de dois anos, ter sido prorrogado por um ano em virtude das eleições municipais de 2024.
São os seguintes os conselheiros e suplentes eleitos nos respectivos setoriais do Conselho: Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo): Wendel Barros e João Martins Gióia; Artes Plásticas (Pintura, Escultura, Desenho, Design, Fotografia e Grafismo): Cristiane David Gabardo e Juliana Calazans Val Braga; Audiovisual (Rádio, Cinema, Vídeo e Cultura Digital): Tainá Mie Seto Soares e Elisabete Santos Menezes; Agroecologia (Cultura Rural): Alex Sandro Rodrigues e Anita Santoro; Artesanato: Neusa da Silva Campos e Mara Lúcia da Costa Lima; Literatura e Biblioteca: Ivailze Souza Nascimento e Evaldo Peclat Nascimento; Manifestações Populares (Mineiro Pau, Capoeira, Carnaval e Festas populares): Carlos Luiz da Conceição Nascimento e Ronalt Aguiar Santiago; Memória e Patrimônio: Mary Ferreira Lopes e Carlos Augusto da Conceição Junior; Música: Sávio da Silva Guimarães e Fábio Figueiredo Mesquita.
Por Evaldo Peclat Nascimento
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui.