Aluna da rede municipal de Rio Bonito, a jovem Anna Beatriz Novaes, de 14 anos, foi selecionada para disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), em Uberlândia, que começou no dia 7 de outubro e segue até o dia 26. A riobonitense se junta a outros atletas do Estado, que irão representar o Time RJ, grupo com mais de 190 estudantes. Na modalidade atletismo, Anna Beatriz se destacou nas competições da cidade, conquistando o pódio não só nos Jogos das Escolas Municipais (JEMs), como também nos Jogos Estudantis de Rio Bonito (JERB).
Leia também: Caminhão em chamas provoca congestionamento na BR-101, na altura de Itaboraí
Aluna da Escola Municipal Maria Thereza Chehab de Carvalho, no bairro de Nova Cidade, Anna Beatriz foi campeã na prova de 800m rasos e do revezamento 4x100m nos JERB, em agosto deste ano. Seu professor na rede de ensino, Carlos Moura, comentou sobre a dedicação da atleta para os campeonatos.
“Ela é muito talentosa e disciplinada! Gosta muito de treinar e tem um talento enorme, apesar da pouca idade! É um diamante bruto, mas precisa ser lapidada! A nossa realidade é diferente daquelas de um treinamento de ponta, necessária para uma atleta a nível nacional/ internacional”, disse Carlos Moura.

O secretário de Esporte e Lazer, Tiago Bitesnik, destacou o incentivo ao esporte nas escolas da cidade.
“Hoje é um momento de orgulho para Rio Bonito. Ver uma atleta que surgiu nos nossos Jogos Estudantis ser convocada para uma competição de nível nacional mostra a força do esporte escolar. Quando a gente incentiva o esporte desde a base, dentro das escolas, damos oportunidade, formamos talentos e cidadãos. ‘Rio Bonito é a Cidade do Esporte’, e resultados como este provam que estamos no caminho certo. Parabéns à atleta, aos professores e a todos que acreditam nesse projeto. Que esse exemplo inspire outras crianças a sonharem alto. Aqui, o esporte tem raiz e tem futuro”, disse Tiago Bitesnik.
O Time RJ começou a embarcar para Uberlândia nesta semana para disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), maior competição escolar do país, promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A delegação do Rio de Janeiro — a maior já enviada pelo Estado — é composta por 193 atletas, 36 técnicos e 16 dirigentes, com representantes em todas as 20 modalidades previstas na competição deste ano.
Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.