Silva Jardim foi finalista estadual na categoria “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025. O município ficou entre as três cidades do Estado que se destacaram nessas áreas. A premiação tem como objetivo fomentar, estimular e incentivar as melhores práticas de gestão para transformar em melhoria a realidade dos municípios brasileiros, sem nenhum caráter político.
Além disso, leia também:
Tanguá e Rio Bonito são finalistas estaduais em prêmio de gestão pública
A placa da colocação da cidade foi recebida pelo vice-prefeito, Marcos João, e pela secretária de Turismo, Indústria, Comércio, Esporte e Lazer de Silva Jardim, Luanna Andrade. Segundo ela, “estamos muito felizes, pois este reconhecimento mostra o quanto estamos trabalhando e o resultado está aparecendo. São quatro anos de trabalho intenso e equipe unida”.
A Prefeitura também se manifestou dizendo que este é o reflexo do empenho coletivo.
“A Prefeitura Municipal de Silva Jardim manifesta imensa satisfação pelo reconhecimento de estar entre os três melhores em sua categoria. Tal conquista reafirma que estamos trilhando o caminho correto, por meio do trabalho sério, comprometido e colaborativo de toda a nossa equipe. Esse resultado é um reflexo do empenho coletivo em promover avanços significativos para a nossa cidade. Motivados por esta conquista, reafirmamos nosso compromisso de seguir trabalhando com dedicação e responsabilidade, para que, no próximo ano, possamos alcançar o primeiro lugar em todas as categorias”.

Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.
A categoria “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” analisa vários critérios do município, são eles: endividamento líquido; autonomia fiscal; capacidade de investir; investimento per capita; resultado fiscal; índice de transparência; aderência ao plano de contas; relação de servidores por 100 habitantes; proporção de comissionados sobre o quadro De servidores; classificação da capacidade de pagamento (CAPAG); mulheres eleitas; despesa com Legislativo por habitante; Score IEG-M e variação da faixa; despesas com pessoal executivo sobre a receita; pagamento RPPS e apuração do pagamento dos precatórios.
Entre as intenções do prêmio estão:
- Incentivar a implementação de iniciativas de gestão pública, nas prefeituras municipais, que contribuam para a melhoria dos serviços públicos e de sua população;
- Identificar soluções em excelência de gestão que sirvam de inspiração ou de referência para outras iniciativas e colaborem para o avanço da capacidade do governo municipal e
- Valorizar servidores públicos que atuam de forma efetiva, criativa e proativa em suas atividades, em benefício do interesse público.
Por Lívia Louzada
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.