Força-tarefa é criada para garantir saúde mental de policiais que participaram de megaoperação

O objetivo da iniciativa é o fortalecimento da saúde mental e tentar evitar possíveis efeitos traumáticos após a Operação Contenção.
às
3
Foto: Divulgação - PCERJ

A Força-Tarefa Pós-Incidente Crítico, voltada ao acolhimento e acompanhamento psicológico dos policiais civis diretamente envolvidos na Operação Contenção, realizada na última terça-feira (28/10), nos complexos do Alemão e da Penha, foi instituída. A iniciativa, da Polícia Civil, por meio da Policlínica e de seus Serviços de Saúde Mental e Qualidade de Vida, tem como objetivo oferecer acolhimento e escuta qualificada aos servidores expostos a situações de alto impacto emocional, contribuindo para a mitigação de possíveis efeitos traumáticos e para o fortalecimento da saúde mental.

Além disso, leia também:

Policial militar é assassinado na BR-101, em Rio Bonito

Como reforço a esse trabalho, a gestão da Polícia Civil lotou mais três psicólogos no Serviço de Saúde Mental da Policlínica, que atuarão inicialmente na Força-Tarefa. A equipe será incorporada ao Serviço de Atendimento Psicossocial (SAPSI), cuja implementação está prevista em um Programa de Saúde Mental do governo do Estado, em cumprimento à ADPF 635, decisão do Supremo Tribunal Federal que estabelece medidas de proteção à vida e à integridade dos policiais civis e militares do Estado do Rio de Janeiro pós-incidente crítico.

A Força-Tarefa conta com a parceria do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), que através do acordo de cooperação com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) assegura fundamentação científica e suporte técnico às ações educativas e de acolhimento. Essa articulação representa um avanço significativo na consolidação de uma política de cuidado, prevenção e valorização da vida no âmbito da Polícia Civil, informou a instituição.

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O projeto foi desenvolvido por alunos da Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos
às
Show faz parte da comemoração dos 452 anos da cidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias