As equipes da Vigilância Sanitária de Maricá, vão iniciar nova capacitação em manipulação de alimentos para comerciantes de quiosques, bares e restaurantes do município. As formações acontecem nos dias 11 e 18/11, das 9h às 12h, na sede da Secretaria de Turismo em Itaipuaçu, e no dia 12/11, das 9h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Mumbuca. O objetivo é aprimorar as práticas dos profissionais que atuam diretamente na preparação e no manuseio de alimentos na cidade. A formação é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promovida pela Vigilância em Saúde do município.
Além disso, leia também:
Maricá firma parceria com UFRJ para curso e núcleo de pesquisa na cidade
A ação, de caráter educativo e preventivo, busca garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos à população, especialmente com a aproximação das festividades de fim de ano, sendo direcionada principalmente aos profissionais que atuarão na programação do Natal Brasilidade de Maricá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/atualização-alimentos .
Para o secretário de Saúde, Marcelo Velho, a capacitação é essencial para fortalecer a segurança dos produtos e alimentos durante as festividades de fim de ano no município.
“A Vigilância Sanitária desempenha um papel essencial na prevenção de riscos à saúde. Por essa razão, a atualização em Manipulação de Alimentos contribui não apenas para o cumprimento das normas técnicas, mas também para o fortalecimento de uma cultura de segurança alimentar e de boas práticas entre os profissionais de Maricá”, destacou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou o caráter educativo da iniciativa, que tem se mostrado fundamental para ampliar o conhecimento técnico e o cuidado com os alimentos servidos à população.
“Nosso objetivo é garantir que os manipuladores estejam atualizados quanto às normas sanitárias e adotem medidas que evitem contaminações e assegurem alimentos saudáveis e seguros. Essa troca de saberes é contínua e essencial para manter a qualidade e a confiança dos consumidores”, explicou.
Já o coordenador de Vigilância Sanitária, William Lima, enfatizou a importância da formação especialmente neste período em que o município se prepara para grandes eventos.
“Essa formação é essencial, impactando não só durante os eventos de fim de ano, mas incentivando que os comerciantes melhorem os serviços oferecidos à população de forma permanente. É uma maneira de garantir que todos sigam os protocolos corretos, desde o armazenamento até o preparo dos alimentos. É um investimento direto na segurança e na qualidade dos serviços oferecidos”, concluiu.
Atuação preventiva e educativa da Vigilância Sanitária
As equipes da Vigilância Sanitária, que integram a Vigilância em Saúde de Maricá, atuam diariamente na fiscalização e na orientação de estabelecimentos, assegurando que os produtos comercializados estejam em conformidade com os padrões sanitários e contribuindo para a proteção da saúde e do bem-estar da população. O trabalho envolve os quatro distritos da cidade, com ações de licenciamento, monitoramento e atividades educativas voltadas à prevenção de riscos.
Em 2025, o órgão também modernizou a emissão de licenças sanitárias, que passaram a ser emitidas em formato digital, possibilitando mais controle, transparência e agilidade na liberação dos certificados, a partir da abertura do processo nos Serviços Integrados Municipal (SIM). Em caso de dúvidas ou orientações, é possível acionar a Vigilância Sanitária através de mensagens no WhatsApp 21 99898-3419 ou no e-mail: vigilanciasanitaria@marica.rj.gov.br.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
istanbul helicopter tours Benjamin W. ★★★★☆ Horseback riding through Pasabag Valley was stunning. Horses well-cared for, but saddles could be more comfortable for longer rides. https://www.carlsbadfoodtours.com/blog/travel-shop-booking-turkey-tours/