Em seu primeiro ensaio de rua para o desfile de 2026, a escola de samba União de Maricá reuniu vários amantes do Carnaval na Passarela Adélia Breve, no Centro da cidade, na última sexta-feira (14). Competindo pela Série Ouro e embalada pelo enredo “Berenguendém e Balangandãs”, a agremiação promete destacar a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil na Marquês de Sapucaí. Ainda neste mês, a escola vai realizar mais dois ensaios de rua, nos dias 21 (sexta-feira) e 25 (terça-feira).
Leia também: Feira Literária de Rio Bonito reúne alunos e familiares no Centro da cidade
No ensaio, a escola ajustou aspectos técnicos e mobilizou a comunidade em torno do projeto para o próximo Carnaval. Sob o comando do carnavalesco Leandro Vieira, a agremiação será a sexta a desfilar no sábado (14/02), segundo dia da Série Ouro. Até fevereiro, a escola fará novos ensaios de rua para aprimorar sua apresentação na Marquês de Sapucaí.

O tema deste ano aborda a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com foco nos balangandãs, que são os adornos feitos e usados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial.
O diretor de Carnaval, Wilsinho Alves, avaliou o início da preparação.
“A sensação é a melhor possível. Estamos trabalhando muito para trazer este título para Maricá. Os componentes abraçaram a ideia e vamos lutar por esse carnaval”, afirmou Wilsinho Alves.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: União de Maricá faz seu 1º ensaio de rua para desfile de 2026 […]