1ª Expo Agro Rio Bonito: Festa da Bananada reúne quase 100 mil pessoas no Parque de Exposições

às

Entre os dias 12 e 15 o Parque de Exposições de Boa Esperança, em Rio Bonito, ficou pequeno para tantas atrações da 1ª Expo Agro: Festa da Bananada de Rio Bonito. Rodeio, leilão, comidas, bebidas, artesanato, fazendinha, parque de diversões, camarote e muita música com Felipe Araújo, Thiaguinho, Bruno & Marrone e Xande de Pilares, entre outros, divertiram o público de quase 100 mil pessoas que estiveram nos quatro dias de festa durante o dia e a noite.

Segundo a Prefeitura, o objetivo do evento era resgatar uma antiga identidade de Rio Bonito, a bananada, e com a festa, colocar a cidade no calendário de eventos turísticos do estado, aquecendo a economia da cidade e fomentando a geração de emprego e renda.

Segundo o prefeito, Leandro Peixe, o objetivo foi alcançado. “Foi muito além do objetivo que tínhamos. No início, achavam estranho a festa da bananada, mas o evento foi notícia em toda região. Rio Bonito agora entra de vez para o calendário como uma das grandes festas que beneficia agricultores, produtores, gera de emprego e fomenta a economia”, analisou.

O secretário de Cultura e Turismo do município, Janderson Muniz, falou sobre a identidade criada com o título de Capital da Bananada. “Estamos conseguindo levar a história da bananada, que é criar uma identidade, uma vocação para o nosso município. Somos da região da laranja, que compreende Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Araruama, e agora a bananada está vindo para complementar. Isso deixa a gente em evidência, Rio Bonito passa a entrar em um circuito de eventos”.

Aliado a Festa da Bananada, a Expo Agro também reuniu expositores, entre agricultores e artesãos na Estação da Bananada. Segundo o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira, “O resultado desse evento proporcionou um estímulo a produção agropecuária e agrícola, pois o produtor quando vê a iniciativa pública se mexendo, entregando para o município um evento desse porte, ele fica estimulado a produzir mais, a investir na propriedade, porque ele sabe que não está sozinho. A gente está resgatando as grandes exposições agropecuárias que sempre aconteceram no nosso estado. Rio Bonito vem estimular esse seguimento que envolve vários elos dessa cadeia econômica”, avaliou Teilor.

Na área da segurança, o secretário da pasta, Rogério Góes, disse que não houve nenhum incidente durante o evento, e que ganhou reforço para o policiamento do local. “Conseguimos trazer o apoio dos batalhões da região metropolitana para cá. Em torno de 35 policiais diariamente estiveram empenhados. Tivemos apoio da CCR Via Lagos no auxílio do fechamento da Rodovia, contamos com 10 homens da Defesa Civil municipal, 35 guardas civis municipais fazendo todo o entorno, e na parte interna, cerca de 120 homens fazendo toda abordagem”.

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias