Secretaria de Saúde orienta para intensificar cuidados no combate ao Aedes Aegypti durante o verão

orienta que a população intensifique os cuidados dentro das residências para prevenir a proliferação do mosquito
às
dg
Foto: SECOM

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, orienta que a população intensifique os cuidados dentro das residências para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti durante a estação mais quente do ano, o verão, que vem acompanhada de muitas chuvas. O inseto é o principal vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As equipes de endemias também intensificaram o trabalho de combate às endemias nas ruas do município.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Melyon Machado, os cuidados devem se redobrados durante essa época do ano, que pode ser ideal para a proliferação do mosquito, diante das alterações climáticas.

“Intensificamos nossas ações de combate a essas e outras endemias nas ruas, mas é importante que a população faça a sua parte dentro de casa. Combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é muito importante para garantir mais saúde coletiva e evitar o aumento de casos de doenças, como dengue, zika e chikungunya na nossa cidade”, alertou o subsecretário.

Para impedir o avanço do mosquito Aedes aegypti, ações simples realizadas pela própria população dentro das residências podem acabar com os focos do mosquito:

• Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
• Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;
• Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Guardar as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto;
• Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
• Se for guardar pneus velhos em casa, retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, protegidos da chuva;
• Limpar constantemente as calhas, a laje e a piscina de sua casa.

A SEMSA destaca que, em caso de sintomas como febre, dores no corpo, mal estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, a população deve procurar o serviço de Saúde mais próximo de sua residência.

Aedes Aegypti durante/ Foto: SECOM

Veja também: Vacinação contra dengue no RJ será em 12 municípios; casos em janeiro subiram 587% e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Um incêndio atingiu a área de manutenção do metrô do Flamengo, na Rua Barão de Itambi, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira
às
Resumo da decisão tomada pela Corte será discutido pelos ministros. Orientações servirão de guia para a aplicação da decisão pela Justiça em outras instâncias.
às
Lucas e um amigo voltavam do trabalho quando sofreram uma tentativa de assalto. O motorista reagiu e trocou tiros com os assaltantes.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias