Alunos da Faetec de Saquarema vencem Festival de Tecnologia

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A Escola Técnica Estadual (ETE) Helber Vignoli Muniz, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), conquistou o pódio mais alto da 3ª edição do Desafio Tack – uma das maiores competições de empreendedorismo de jovem no estado, promovido pela ONG Junior Achievemente. O time formado por alunos da unidade Bacaxá, em Saquarema, na Região dos Lagos, ganhou a competição ao propor um aplicativo que ensina jovens sobre a prática e a conservação do meio ambiente: o “Green League”.

 

– A desinformação e a falta de solução prática são os maiores problemas do meio ambiente entre os jovens – entende o aluno Pedro Henrique Oliveira, um dos criadores do “Green League”.

 

Para o estudante do curso técnico de Edificação, o assunto é tratado de forma complexa, repetitiva e pouco eficiente, causando desinteresse entre as pessoas na busca por solução.

 

– O aplicativo tem por objetivo ensinar de forma interativa todos os conceitos e práticas ambientais. É uma plataforma ‘gamificada’, onde o jovem aprenderá o be-á-bá do meio ambiente e conhecerá soluções simples para pôr em prática a proteção e a conservação da natureza”, explica Pedro.

 

Ao todo, cerca de 240 alunos do Ensino Médio participaram do Desafio Tack. Por meio da metodologia do Programa Innovation Camp, os estudantes tinham por objetivo encontrar soluções inovadoras utilizando a tecnologia para questões culturais. O tema deste ano era a preservação e restauração dos ecossistemas e oceanos com base nas diretrizes da ONU.

 

Das 20 escolas públicas e privadas na disputa, todas as finalistas pertenciam à Rede Faetec: Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Adolpho Bloch, Helber Vignoli Muniz, Henrique Lage, Juscelino Kubitschek e Oscar Tenório. A equipe vencedora foi formada pelos estudantes Eduarda Jayme, Juliana Gagliano, Lavínia Antiqueira, Maria Pessanha, Matheus Campos e Pedro Henrique Oliveira.

 

O “Green League”, proposto pela ETE Helber Vignoli Muniz e que ainda está em desenvolvimento, foi sucesso de crítica entre os jurados da competição. O app foi pensado sobre três pilares: teoria, prática e recompensa. Este último pilar trata-se da moeda virtual (Green Coins) como um método atrativo para manter os usuários participativos.

 

A equipe vai, agora, atrás de apoio financeiro para lançar o aplicativo no mercado e buscar empresas que se interessem em investir no projeto. Os estudantes já estão inscritos em um novo concurso de empreendedorismo para aprimorar a iniciativa. O desejo dos jovens moradores da Região dos Lagos, dos municípios de Maricá, Iguaba Grande, Saquarema e Rio Bonito, é que em breve o game esteja disponível em lojas de aplicativos de smartphones.

 

A Rede Faetec é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

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