Brasil terá primeira arqueira negra em Olimpíadas

às

Os Jogos Olímpicos começam no dia 23 de julho e a preparação dos atletas do Tiro com Arco está a todo vapor. Depois de um ano sem competir por causa da pandemia, a ansiedade voltou.

– Dá aquele friozinho na barriga, ansiedade, sensação de nervosismo – conta a atleta Ane Marcelle dos Santos.

O frio na barriga não veio à toa. Nesta quarta (14), a Ane Marcelle vai viajar para o outro lado do mundo. Depois de competir o Pan-Americano, no México, a atleta conquistou medalha de ouro e garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Para o Presidente da Confederação Brasil Arco, a conquista representa muito para o esporte.

– A gente atravessa um momento muito importante dentro do Tiro com Arco, porque temos dois atletas classificados para os Jogos Olímpicos. É a primeira vez que uma mulher consegue uma vaga olímpica nesse formato e a gente tá muito animado. Tivemos um resultado muito positivo no México, no Pan-Americano, no qual a Ane ganhou medalha de ouro e conseguiu a vaga – afirma João Cruz, presidente da Brasil Arco.

Mas a bagagem da Ane vai muito além do Pan e da classificação para os Jogos Olímpicos. Em junho, Ane Marcelle e Marcus Vinícius D’almeida participaram da Copa do Mundo, na França. Na categoria feminina, a jovem chegou até às quartas de final, e na etapa de dupla mista, os dois chegaram às oitavas de final.

vaga do Marcus nos Jogos Olímpicos já estava garantida desde 2019, quando ele ganhou medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos.

– Agora é acertar poucos detalhes, nada de mudanças. Vamos deixar fluir. O que tinha que ser feito já foi feito – ressalta o arqueiro.

Essas são as últimas semanas de treinamento. No dia 14 de julho, os atletas vão partir pro Japão. Os jogos olímpicos começam no dia 23.

O presidente da Confederação, João Cruz, explica que os competidores já foram vacinados e passam por testes frequentemente.

– Os atletas já tomaram duas doses da vacina. Antes de ir pra Tóquio, eles tiveram que ser testados quatro vezes. A gente mantém aqui um distanciamento social e seguimos os protocolos para que nossos atletas não se contaminem. Os jogos não terão participação de público e as famílias, que normalmente são convidadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, não irão – contou.

O treinamento da Ane é de, pelo menos, nove horas por dia, com preparação física e psicológica. Ela conta que o maior desafio não é controlar a mão… e sim, a mente.

A atleta Fabíola Dergovics também vai para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A paulistana treina desde 2013. Um ano depois, começou a competir profissionalmente. Ela faz parte da Seleção Brasileira Paralímpica, e, no ano passado, foi vice-campeã brasileira olímpica. Entre muitas outras vitórias em competições internacionais, estão o bicampeonato dos jogos parapanamericanos e recorde das américas.

 O esporte sempre fez parte da minha vida. Joguei voleibol, pratiquei corrida de rua, fiquei em 34º lugar na São Silvestre. Eu sofri um acidente e aí comecei procurar modalidades que eu pudesse praticar sem a utilização das pernas, propriamente dito. O tiro com arco é desafiador, é atraente e vicia – disse Fabíola.

Arqueiros de todo o país treinam para competições na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, em Maricá. No Centro de Treinamento eles têm um obstáculo um tanto desafiador: a distância para acertar a flecha: são 70 metros entre o alvo e o atleta.

– A dica é sempre mirar no amarelo, que é a melhor pontuação que a gente pode fazer. Mas quando está ventando, a gente mira um pouco no vermelho pra compensar o vento. Nunca mire tão longe, porque se o vento parar, a flecha vai onde você está compensando – revelou Ane Marcelle.

Fonte: g1.globo.com

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias