A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico, realizou o módulo de mentoria da 6ª edição do Programa Empreendedoras Braskem, em Duque de Caxias, reforçando seu compromisso com o fortalecimento de mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios no município.
Leia também: TRE realiza mutirão em Tanguá para regularização de eleitores até 27/11
O encontro, conduzido na fábrica da Braskem, marcou a primeira aproximação do programa com representantes de secretarias do Poder Público, ampliando a rede de apoio às empreendedoras e conectando-as a políticas públicas e iniciativas de fomento ao empreendedorismo feminino.
O módulo de mentoria tem como objetivo aproximar teoria e prática, oferecendo às participantes conteúdos aprofundados, orientações aplicáveis ao dia a dia e a oportunidade de dialogar com especialistas. Nesta edição, o encontro contou com três mentores: representantes do Programa Abraço Mulher, da Secretaria da Mulher; técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A presença da Secretaria da Mulher trouxe reflexões sobre autoestima, fortalecimento emocional e construção de redes de apoio, pilares fundamentais para mulheres que enfrentam múltiplos desafios no processo empreendedor, especialmente no contexto da Baixada Fluminense.
“O Programa Empreendedoras Braskem representa a força da mulher que decide empreender e transformar sua realidade. Quando uma mulher recebe capacitação, apoio e oportunidade, ela muda sua vida, sua família e toda a comunidade. A Braskem é uma parceira importante nessa missão, e nós seguimos firmes em promover inclusão, autonomia e futuro para cada mulher que sonha e realiza. Parabéns, Braskem e às nossas empreendedoras. Vocês são potência.” Christina Barichello, Secretária Municipal da Mulher de Duque de Caxias.
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estiveram presentes o secretário Paulo César Teixeira da Silva e o assessor técnico Ismael Cândido, que abordaram temas como formalização, oportunidades de capacitação e acesso a políticas públicas voltadas ao empreendedorismo.
“O empreendedorismo feminino é peça-chave no propósito, missão e visão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias e ações do Governo Municipal. No exercício de 2026 a 2029 há ações voltadas ao empreendedorismo, como feiras e eventos, visando fomentar as atividades econômicas locais. Uma pesquisa recente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro – JUCERJA mostrou que o Rio de Janeiro vive um avanço expressivo no empreendedorismo feminino e Duque de Caxias destaca-se em primeira posição entre os Municípios da Baixada Fluminense em número de mulheres empreendedoras. A participação da Secretaria no Programa Empreendedoras Braskem reforça nossa atuação nesse contexto, apoiando a formalização como Microempreendedoras Individuais, deixando, assim, as 52 mulheres participantes dessa edição bem cientes de sua nobre missão”, afirma Paulo Teixeira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Além das contribuições do Poder Público, o módulo contou com a participação de Eloah Saturnino Senna Barreto, da área de Comunicação e Marketing da Braskem, que apresentou estratégias práticas de marketing e comunicação. Durante o bate-papo, ela discutiu como construir presença digital, fortalecer a identidade da marca e utilizar as redes sociais como ferramentas de expansão e relacionamento com clientes.
Para a Braskem, integrar o poder público ao programa representa um avanço importante para ampliar o impacto social da iniciativa.
“Quando poder público e empresas privadas caminham juntos, conseguimos criar um ambiente mais favorável para que mulheres empreendedoras tenham acesso ao que precisam: conhecimento, rede de apoio e autonomia econômica. A participação das autoridades como mentores do Programa Empreendedoras Braskem simboliza um compromisso coletivo com a transformação real na vida dessas mulheres”, afirma Josiane Costa, Relações Institucionais da Braskem no RJ. “Ficamos muito felizes em apoiar a conexão entre tantas mulheres de trajetórias e realidades diversas e o Poder Público, fortalecendo o empreendedorismo feminino na região onde atuamos”.
Com a realização do módulo de mentoria, a Braskem reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Duque de Caxias, fortalecendo iniciativas que promovem capacitação, autonomia e oportunidades para mulheres empreendedoras. A companhia seguirá ampliando parcerias e fomentando ações que gerem impacto positivo e duradouro nas comunidades onde atua.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma companhia petroquímica global, orientada ao ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Porque o futuro mais sustentável começa agora — e a indústria tem um papel fundamental nesta construção. Com unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes, em mais de 71 países, e atua em um modelo de gestão que demonstra compromisso com a ética, de modo a respeitar as normas de conformidade em todos os países e garantir o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.