Moradores de Araruama tiveram uma surpresa na manhã de ontem (11) ao se depararem com uma grande quantidade de espuma na Lagoa de Araruama, no distrito de Praia Seca.
De acordo com a Prefeitura, o fenômeno aconteceu devido a mudanças climáticas, mas não foi explicado o que provocou o aparecimento da espuma. Segundo moradores, o fenômeno não é recorrente na região.
“A população não sabe a origem desse fenômeno mas gostaríamos muito de saber o que é, porque as pessoas ficam perguntando mas ninguém tem certeza de nada. Cabe aos órgãos competentes pesquisarem”, afirma a moradora Marice Carvalho, que conhece o distrito há 35 anos e afirma nunca ter visto nada semelhante antes.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou ter realizado uma vistoria no local e coletado amostras de água da Lagoa em junho após a denúncia do surgimento de espuma na água, porém, nenhuma anormalidade foi detectada na ocasião. “A superintendência regional do Inea segue monitorando a situação e nas últimas vistorias realizadas não identificou presença de espuma na água”, comunicou o órgão.
“Pode sim ser poluentes, que em contato com os ventos geram coloides (espumas emulsificadas), porém, precisa ser investigada a qualidade desta água”, explica o biólogo Éderson Rodrigues.