Um carro foi atingido na manhã da última quinta-feira (22) por um trem de carga em uma passagem de nível, em Barra Mansa, no sul fluminense. Duas pessoas estavam no veículo no momento do acidente, mas não ficaram feridas.
Câmeras de segurança flagraram o momento em que o carro começa a apresentar falhas mecânicas e para justamente em cima da passagem de nível. Imediatamente, o carona desce e tenta empurrar o veículo para frente sem sucesso.
Após atingir o carro, o trem de carga continua a se deslocar por alguns metros até parar por completo. Segundo informações, a motorista de 55 anos que permaneceu no veículo foi atendida pelo Corpo de Bombeiros no local e liberada em seguida.
A VLI, empresa responsável pela linha férrea onde ocorreu o acidente, informou que o maquinista da composição respeitou todos os procedimentos de passagem pelo perímetro urbano. Ainda segundo a companhia, trens como este podem demorar até 1 km para parar por completo a partir do acionamento do freio de emergência (confira abaixo na íntegra a nota da empresa).
“A VLI, empresa responsável pela linha férrea, lamenta o registro e informa que, antes mesmo de chegar ao cruzamento onde ocorreu a colisão, o maquinista já vinha alertando pedestres e motoristas da presença do trem, por meio do acionamento da buzina e dos faróis. Ao avistar o veículo sobre a linha férrea, o maquinista acionou os freios de emergência da locomotiva, porém ao fazê-lo uma composição pode se deslocar por até um quilômetro até parar totalmente. A VLI enfatiza que, ao atravessar a via férrea, é extremamente importante que motoristas e pedestres sigam as orientações de ‘pare, olhe e escute’. O Código de Trânsito Brasileiro – artigo 212 – determina que o motorista deve parar o veículo antes de transpor a linha férrea. O condutor que não obedece a legislação, comete infração gravíssima, pode levar multa e perder pontos na carteira.”
Fonte: noticias.r7.com