‘Casa das Utopias’ reabre em Maricá com novo horário e atrações interativas

O espaço reúne projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer pensados para a cidade
às
foto destaque site (43)
Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá reabriu, nesta quarta-feira (2), a visitação pública à exposição Casa das Utopias, no Mercado das Artes, no Centro da cidade. O espaço, que reúne projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer pensados para Maricá, passa a funcionar em novo horário: das 10h30 às 18h30, de quarta a sábado.

A partir de agora, os visitantes contarão com a orientação de alunos do programa Passaporte Universitário, que atuarão como monitores no local. A exposição também ganha reforço: durante os meses de julho e agosto, serão incorporadas quatro novas maquetes, representando as obras da Maria Fumaça, do Letreiro de Maricá, da Rodoviária e do Reservatório de Ubatiba.

“Eu queria essas maquetes em praça pública, para que a população não só pudesse conhecer, mas acompanhar o andamento de cada um desses projetos. Todas as obras serão executadas e Maricá será a cidade do Turismo, da Cultura, da Industrialização, da Ciência e Tecnologia”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.

Entre os destaques da exposição estão os projetos adquiridos pela Prefeitura de Maricá idealizados por Niemeyer, como o Museu da Paz e das Utopias, o Centro Administrativo, o Museu de Arte, o Teatro Ballet de Cuba, o Estádio João Saldanha e o Hotel Maricá. Os visitantes também poderão conferir imagens e projeções de outras obras previstas, como o Mergulhão de Inoã, os novos pórticos da cidade, a Curva Di Branco e o projeto do Parque Inundável do Flamengo.

Foto: Bernardo Gomes

Interatividade e cultura ao alcance de todos

Mais do que uma exposição, a Casa das Utopias oferece uma experiência imersiva. O espaço conta com cinco ambientes interativos, incluindo uma linha do tempo com marcos históricos da cidade, um totem com assistente virtual, uma área de convivência com lounge e uma estação fotográfica, tornando a visita ainda mais dinâmica e educativa.

A moradora de Itaipuaçu, Márcia Mota, visitou a mostra e se emocionou com o que viu:

“Tudo o que envolve arte e cultura desperta meu interesse. Oscar Niemeyer era muito mais do que um arquiteto. A vinda dessas obras para Maricá é algo extraordinário”, comentou.

Leia também: Julho pode ter feriado nacional do Dia da Consolidação da Independência

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

As doses estão disponíveis em quatro unidades de saúde do município
às
As três cidades podem ter uma temperatura mínima de 14° C nesta semana
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias