A Prefeitura de Maricá reabriu, nesta quarta-feira (2), a visitação pública à exposição Casa das Utopias, no Mercado das Artes, no Centro da cidade. O espaço, que reúne projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer pensados para Maricá, passa a funcionar em novo horário: das 10h30 às 18h30, de quarta a sábado.
A partir de agora, os visitantes contarão com a orientação de alunos do programa Passaporte Universitário, que atuarão como monitores no local. A exposição também ganha reforço: durante os meses de julho e agosto, serão incorporadas quatro novas maquetes, representando as obras da Maria Fumaça, do Letreiro de Maricá, da Rodoviária e do Reservatório de Ubatiba.
“Eu queria essas maquetes em praça pública, para que a população não só pudesse conhecer, mas acompanhar o andamento de cada um desses projetos. Todas as obras serão executadas e Maricá será a cidade do Turismo, da Cultura, da Industrialização, da Ciência e Tecnologia”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
Entre os destaques da exposição estão os projetos adquiridos pela Prefeitura de Maricá idealizados por Niemeyer, como o Museu da Paz e das Utopias, o Centro Administrativo, o Museu de Arte, o Teatro Ballet de Cuba, o Estádio João Saldanha e o Hotel Maricá. Os visitantes também poderão conferir imagens e projeções de outras obras previstas, como o Mergulhão de Inoã, os novos pórticos da cidade, a Curva Di Branco e o projeto do Parque Inundável do Flamengo.

Interatividade e cultura ao alcance de todos
Mais do que uma exposição, a Casa das Utopias oferece uma experiência imersiva. O espaço conta com cinco ambientes interativos, incluindo uma linha do tempo com marcos históricos da cidade, um totem com assistente virtual, uma área de convivência com lounge e uma estação fotográfica, tornando a visita ainda mais dinâmica e educativa.
A moradora de Itaipuaçu, Márcia Mota, visitou a mostra e se emocionou com o que viu:
“Tudo o que envolve arte e cultura desperta meu interesse. Oscar Niemeyer era muito mais do que um arquiteto. A vinda dessas obras para Maricá é algo extraordinário”, comentou.
Leia também: Julho pode ter feriado nacional do Dia da Consolidação da Independência
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.