Representantes da Prefeitura de Casimiro de Abreu se reuniram nessa semana com o técnicos do Sebrae, com a proposta de simplificar o processo de abertura de novos empreendimentos e a legalização de empresas no município. A iniciativa tem o objetivo de minimizar a burocracia para os empreendedores da cidade e implantar o Alvará on-line.
Atualmente, a consulta para viabilidade da implantação de uma empresa pode demorar semanas. A expectativa é que após a implantação dos novos procedimentos, os trâmites processuais poderão ser concluídos em um prazo a partir de 48 horas, sem sair de casa, de forma simplificada, desde que o interessado reúna todos os documentos necessários e pague as taxas dentro dos prazos previstos.
O processo já é realizado por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin) da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), integrando a Prefeitura de Casimiro de Abreu, a própria Junta Comercial, a Receita Federal e a outros órgãos de competência. A próxima reunião será no próximo dia 29.