O primeiro centro de tratamento de câncer com prótons do Brasil será construído em Maricá. A notícia foi dada pelo prefeito Washington Quaquá, através de um vídeo postado em suas redes sociais nesta quarta-feira (19). A iniciativa já foi formalizada entre a Prefeitura, a Universidade de Vassouras e uma empresa internacional que fornecerá a tecnologia.
O prefeito já tinha falado sobre essa iniciativa na última terça-feira (18).
“Maricá terá o único centro de tratamento de câncer com prótons do Brasil. A América do Sul vai ter um na Argentina, que está sendo construído, e vai ter o de Maricá, mais moderno do que o da Argentina. Portanto, essa parceria da Universidade de Vassouras com Maricá, é uma parceria que está crescendo a área de ciência e tecnologia, na medicina, na medicina nuclear, e agora vai servir a todo o Brasil com esse centro revolucionário”, disse Quaquá.
O presidente da Universidade de Vassouras, Gustavo Oliveira, disse que esse é um momento histórico para o Brasil. “O complexo entorno, tanto da parte de medicina nuclear, quanto na parte de diagnóstico, de análises clínicas específicas para o diagnóstico de câncer, e o tratamento do câncer como um todo, será revolucionário”.
Ainda é difícil mensurar o a diferença que essa união de forças vai fazer na vida das pessoas, já que antes, somente nos Estados Unidos, Europa e Ásia, por exemplo, se encontrava a protonterapia.
Segundo o professor de física nuclear, Fidel Antonio Castro, metade dos pacientes que se submetem ao tratamento de câncer com prótons, são crianças.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.