O tradicional desfile cívico das escolas e instituições de ensino de Rio Bonito, em comemoração ao aniversário da cidade, teve seu retorno no último sábado (7). Cerca de 10 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade desfilaram pelas ruas do Centro de Rio Bonito.
A filha da dona de casa Jociléia Silva, que estuda no 1º ano da Escola Municipal Professora Maria Lydia Coutinho, no bairro Rio do Ouro, teve sua estreia desfilando pela escola, já que antes da pandemia, ela ainda frequentava uma creche. Para a dona de casa, levar a filha para desfilar, “é um prazer”.
Outra mãe que também fez questão de levar seus dois filhos, Leilane e Abraão para desfilar foi a auxiliar administrativo Gelane dos Santos. Ela conta que os filhos adoram e ficam ansiosos par o momento de marchar pelas ruas da cidade. Sua filha, Leilane, diz, “fico nervosa, mas gosto de desfilar pelo Raubino (Escola Municipal Raubino Pereira de Mesquita)”.
Ela conta que diferente de muitos pais que não levam seus filhos para desfilarem, acha importante o momento. “Tragam sim (para desfilarem), independente de qualquer coisa que dizem, eu acho muito importante, então por isso trago meus filhos, porque marca a infância da criança”.
A presidente da Câmara de Vereadores de Tanguá, Aline Pereira, também estava no desfile, mas não autoridade no palanque, mas sim como mãe. Um dos seus filhos estuda no Colégio Estadual Cabo PM Raphael de Oliveira Monteiro, unidade cívico-militar de Rio Bonito, localizado em Cidade Nova.
“Acredito muito no ensino cívico-militar. Acho essa proposta muito importante para resgatarmos os valores de civismo e disciplina, típicos do militarismo. Ele está muito feliz em desfilar e eu de vê-lo desfilando”, disse Aline.
Remodelação do desfile
Para a volta do desfile, a Secretaria de Educação montou uma nova organização de desfile para as escolas. As unidades escolares públicas e privadas tiveram m desfile mesclado, como explica o secretário de Educação, Adalmir Cardoso.
“Nós queríamos otimizar o desfile pra que ele não levasse muito tempo. Reorganizamos as escolas para que não tivesse uma separação entre as escolas municipais, estaduais e particulares, então formamos grupos de escolas misturadas, implementamos uma temática por polo, e trouxemos um pouco do artístico para o desfile. Ele não perde o caráter cívico, traz um pouco do colorido do artístico, principalmente porque estamos vindo de um momento muito sombrio por causa da pandemia”, explicou o secretário.
Quem também destacou a questão do período de pandemia sem atividades, foi o vice-prefeito Meco Contador. “A cidade precisava de uma festa dessa, porque ficamos trancados durante todo esse período (em casa por causa da pandemia). A população merece todo nosso carinho e nossos parabéns porque é ela que fez Rio Bonito chegar até aqui hoje”.
Para o prefeito Leandro Peixe, um dos pontos altos da comemoração do aniversário de Rio Bonito, foi a volta do desfile cívico. “É importante incentivar o ato cívico dos alunos, até porque, viemos de dois anos de pandemia, foi difícil a volta às aulas. Pedi a Adalmir que não perdêssemos essa essência, e graças a Deus toda a equipe da Educação abraçou essa ideia e organizou o desfile, que é lindo e a população ama participar”.
Lívia Louzada