A chuva e as fortes rajadas de vento que pegaram Maricá de surpresa na noite desta segunda-feira (25) causou um verdadeiro rastro de destruição em todo o município.
Enquanto a vida tenta voltar a normalidade na manhã de hoje (terça-feira, 26/02), os órgãos de conservação e limpeza terão muito trabalho. São inúmeras árvores caídas em toda a cidade.
Telhas e telhados não passaram ilesos. Alguns foram completamente arrancados, como o da foto acima, na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na altura da ponte da Mumbuca.
Muitos bairros de Maricá ficaram – e ainda estão – sem energia elétrica desde o início da chuva, por volta das 19h. Também há registros de postes caídos e fiações expostas.
Algumas escolas não estão operando normalmente no município. Estamos apurando junto as Secretarias municipal e estadual de Educação quais escolas estão operando e se sofreram alguma avaria, mas ainda não obtivemos retorno.
Em nota na página do Facebook, a Secretaria de Educação de Maricá informou que “a Equipe da Secretaria de Educação estará se deslocando para as escolas mais atingidas para a retirada de árvores, galhos, telhas e demais casos que apareçam. Portanto, muitas escolas estão sem energia, destelhadas e estarão com as aulas suspensas”. A publicação pede, ainda, que pais e alunos fiquem atentos aos informes das Direções das Escolas.
Em nota, a Defesa Civil de Maricá informou que a cidade está em estado de atenção e que a previsão para as próximas horas é de chuva moderada podendo ser forte em pontos isolados. A nota informa ainda que “equipes da Conservação estão se deslocando para os pontos atingidos para a retirada de árvores, galhos, fiação pela cidade. Até o momento, a região mais atingida foi o Centro, São José do Imbassaí, Itaipuaçu (Estrada da Serrinha) e Manoel Ribeiro”.
A Defesa Civil recomenda que a população evite locais à beira-mar e orienta os pescadores que permaneçam em terra em caso de ressaca. É importante também que as pessoas evitem se deslocar e procurem um lugar seguro, além de retirar das tomadas aparelhos elétricos. Em casos de emergência entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.
A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia, informou que “fortes chuvas com descargas atmosféricas atingiram principalmente Niterói, São Gonçalo, Maricá, Magé, Saquarema, Araruama, Cachoeira de Macacú, Rio Bonito, Tanguá, Papucaia e Cardoso Moreira, afetando o fornecimento de energia em algumas regiões desses municípios. A empresa esclarece que equipes trabalham para normalizar o serviço o mais rápido possível”.
Fonte e Fotos: Portal Errejota Notícias