Com apoio do Governo do Estado, final de concurso de cafés especiais acontece hoje

às

A etapa final do IV Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro será realizada virtualmente, neste sábado (30/01), às 9h30min. Pelo link https://youtube.com/channel/UCP88t1CQq7GIJIDmVqWwO-A, no canal do YouTube da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio (Ascarj), será possível saber quem serão os vencedores da competição promovida pela instituição. A disputa tem o apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, além do Sebrae-RJ e da Emater. Após receber inscrições de 48 produtores, serão anunciados os quatro primeiros colocados das categorias Natural e Via Úmida.

Os finalistas receberão uma medalha virtual e um diploma. Já os vencedores receberão também um certificado de classificação com sua colocação na competição, que poderá ser usado pelos produtores para gerar valor ao seu produto. O governador em exercício Cláudio Castro destaca que o concurso valoriza uma produção que está contribuindo para ampliar a diversificação da economia fluminense.

– Além disso, há o resgate de uma tradição histórica do estado do Rio de Janeiro que, no passado, já foi um grande produtor de café tanto para o mercado interno quanto para o mundial – acrescentou Castro.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares, destaca a visibilidade gerada pelo concurso.

– Estamos falando de uma atividade que envolve 2.550 produtores no território fluminense. A maior parte da nossa produção está na Região Noroeste, com 72,2%, seguida pelos 27,6% da Serrana e 0,2 % no Médio Paraíba. A maioria é de pequenos e médios produtores – explicou o secretário.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, lembra que o mercado vem dando cada vez mais valor a produtos de qualidade diferenciada.

– Esta união com a Associação de Cafeicultores para a promoção de um concurso que destaca os cafés especiais do nosso estado é estratégica. A produção e a colheita de grãos de qualidade diferenciada vêm ganhando, cada vez mais, notoriedade no Brasil e no mundo – destacou Queiroz.

O resultado da competição será anunciado pelo Q-grader (provador da qualidade de cafés) João Batista Pavesi Simão, da empresa de tecnologia em cafeicultura Caparaó Jr. Logo depois, por uma plataforma digital, haverá o leilão virtual da produção dos quatros vencedores das duas categorias, com a participação de compradores do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Os produtores, com o apoio da Rota de Desenvolvimento de Cafés Especiais Polo Região Serrana e Noroeste, estão buscando a classificação de indicação geográfica da produção local. Com a implantação da indicação geográfica, é esperado um impacto de R$ 6 milhões adicionais no faturamento anual dos cafeicultores, que hoje é de R$ 75,8 milhões. O setor gera ocupação para 13 mil pessoas, sendo a maioria no Noroeste (93%), 6% na Região Serrana e 1% no Médio Paraíba.

 

Fonte: rj.gov.br

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias