O atleta João Victor Nascimento, de 17 anos, é o atual campeão europeu de jiu-Jitsu em duas categorias diferentes. Contudo, a história de conquistas desse jovem morador do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, teve muitos capítulos de superação até chegar ao topo do pódio.
Em novembro de 2021, o RJ2 mostrou que João estava com dificuldades para conseguir pagar a viagem para a Itália, local da disputa do Campeonato Europeu.
Ele havia sido selecionado para o torneio depois de algumas conquistas no Brasil. Sem nenhum patrocinador, a saída foi montar uma ‘vaquinha’. Com a colaboração de amigos, parentes e outras pessoas que acreditaram no seu sonho, João conseguiu pagar os custos da viagem.
“Foi emocionante para mim e para quem estava lá e sabia da minha história. Foi muita superação. Eu chorei e me emocionei (…) Passei um tempo chorando e pensando no que eu me tornei e no que eu vou me tornar a partir dali”, relembrou o lutador.
Ao olhar para as medalhas de ouro, João também não esquece de onde ele veio.
“Eu estava confiante. A gente que vem de comunidade não tem nada a perder. A gente arrisca tudo em um sonho. É ganhar ou ganhar e vamos arriscar sempre tudo em um sonho”, completou João.
Com as conquistas nos tatames da Europa, João alcançou o reconhecimento. Depois de muita luta para pagar por treinamentos e viagens, ele agora se tornou um atleta profissional.
Recentemente, João foi contratado por uma grande equipe de jiu-jitsu que apoia atletas de valor. Ele se mudou para São Paulo, onde pretende seguir o caminho do sonho, com apoio para lutar, estudar e vencer na vida.
“É só alguém chegar e confiar na gente, que a gente querendo, chega aonde a gente quer. Eu quero chegar no topo, quero zerar esse game do jiu-Jitsu. Quero ser campeão mundial em todas as faixas que eu lutar e to correndo atras disso”, disse João Victor.
Para Ana Paula Nascimento da Silva, mãe do atleta, a sensação é de dever cumprido.
“A base minha e do meu esposo foi muito forte pra ele. Hoje, eu me orgulho de ter o João como filho, pelo campeão que ele se tornou e pelo homem de caráter que ele se tornou”, disse a mãe orgulhosa.
Crédito: Portal G1