Depois de uma disputa judicial entre a Prefeitura de Rio Bonito e uma empresa que iniciou o trabalho de asfaltamento do bairro Jacuba há quase 10 anos, finalmente os moradores da localidade estão conseguindo ver a pavimentação na porta de suas casas. O serviço foi retomado no último dia 21 em quatro ruas, 6, 7, 8 e parte da Rua 9. A estimativa da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos é que na segunda etapa, mais quatro ruas sejam contempladas, ruas 2, 3, 4 e 5.
A equipe da empresa contratada para executar a obra está há cerca de um mês preparando o terreno para receber o asfalto. Segundo os responsáveis, mais de 600 toneladas de pavimento asfáltico serão aplicados em quase 1 quilômetro de ruas com 5 cm de espessura, além da reforma do meio fio das vias.
O serviço de asfaltamento na Jacuba foi paralisado em 2014 e após a Prefeitura pagar uma multa em 2022, o impasse foi resolvido e os moradores puderam ser contemplados agora em 2023.
“Esse foi um problema que esse governo pegou desde o 1º dia de gestão. Era um asfalto que já era para ter terminado em 2014. Todo corpo técnico da Prefeitura vem se empenhando desde o início do mandato do prefeito Leandro Peixe. Eles vêm brigando, o prefeito vem cobrando, conseguimos a autorização para a obra e depois de muito custo tivemos que pagar uma dívida antiga. O serviço foi licitado novamente e hoje está aqui o tão sonhado asfalto da Jacuba como o povo merece. Todo o bairro será contemplado, nenhuma rua ficará de fora”, disse o secretário de Obras, Bruno Mendonça.
Quem comemorou a resolução do impasse e o início da pavimentação foram os moradores do bairro. A dona de casa Camila Bastos disse que mora há pouco tempo no bairro, mas já sentiu diferença.
“Estou morando aqui há pouco tempo, mas já melhorou 100%, antes tinha muita poeira e quando chovia era muito barro, sempre foi um problema. Agora vai valorizar muito mais o imóvel, e é bom para o bairro e para a cidade”.
Morador do bairro há 22 anos, Antônio José Cordeiro Alves, mais conhecido como Zé Pretinho da Honda, revelou que por causa do tempo que o local ficou sem o asfalto, ele e vários moradores duvidaram de que realmente o serviço seria feito.
“Ficou todo mundo na expectativa de que viria mesmo para ficar (o asfalto), e agora estamos muito felizes. Agora vai ficar mais fácil a gente se locomover pra rua sem problema de buraco”, disse o morador.
Lívia Louzada
Foto: Igor Gaspar