Maricá recebeu nesta terça-feira (18/07) a visita do deputado estadual goiano Mauro Rubem (PT), que veio conhecer os projetos e ações da cidade em diferentes setores. Depois de visitar o Banco Mumbuca e conhecer os ônibus do programa tarifa zero, da Empresa Pública de Transportes (EPT), o parlamentar se reuniu na sede do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), no Centro, com o presidente Carlos Senna. O deputado estava acompanhado de assessores e de sua chefe de gabinete, Vânia França.
Ao lado de Carlos Senna estavam dois diretores do ICTIM: Márcio Campos (Tecnologia) e Cláudio Gimenez (Inovação e Científica). Mauro Rubem ouviu explicações sobre a história do instituto e de como funcionam os diferentes projetos em áreas distintas.
Em seguida, o deputado goiano conheceu a Incubadora de Inovação Social em Cultura, parceria do ICTIM com a Secretaria de Cultura de Maricá que fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A gerente geral, Mariana Figueiredo, mostrou todas as dependências do local e a função de cada uma delas. O espaço é um dos quatro deste tipo em atividade na cidade, que incluem ainda Robótica e Sustentabilidade, Tecnologias e Mumbuca Futuro.
Ao final da visita, Mauro Rubem contou que já tinha ouvido falar das experiências de Maricá em seu estado, mas que agora pôde conhecer pessoalmente e de forma mais profunda.
“O que eu notei é que existe uma preocupação em criar uma qualidade de vida sustentável, aliada à qualificação profissional como vemos aqui na incubadora, que abrangem áreas que normalmente ficam mais à margem desse processo como arte e tecnologia. No campo da economia solidária, em todo o país vemos experiências mais localizadas nos bairros da cidade, enquanto aqui a Mumbuca chega a todo o município. Isso interfere na atual lógica do capital e também cria uma perspectiva de inclusão. É impressionante e muito positivo”, avaliou o deputado, que é o autor da lei de economia solidária no estado de Goiás.
Para o presidente do ICTIM, a visita do parlamentar é mais uma prova do sucesso e da curiosidade que os projetos implementados em Maricá provocam pelo país afora. “É uma repercussão fora do estado do Rio de tudo o que realizamos. Isso nos estimula a buscar mais políticas públicas que sirvam de modelo de desenvolvimento em âmbito nacional”, afirmou Carlos Senna.